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Novidades em tecnologia vão ampliar serviços oferecidos ao cidadão

Só em 2021, a gestão entregou serviços digitais que reforçaram o trabalho desenvolvido por várias secretarias. Como foi o caso…

05 jan 2022 às 11h25 |

Só em 2021, a gestão entregou serviços digitais que reforçaram o trabalho desenvolvido por várias secretarias. Como foi o caso do Sistema Monitora Saúde, que oferece aos gestores o domínio total de todos os processos da vacinação contra a Covid-19, desde o controle de estoque de vacinas, passando pelo monitoramento das gestantes imunizadas e entrega ao vacinado, quase em tempo real, a carteira digital de vacinação.

O site vacina.campogrande foi pioneiro na confecção do Cartão de Imunização Digital (Carteirinha Digital) e está em constante aprimoramento para novas funcionalidades serem inseridas conforme a necessidade.

Criados para facilitar o acesso do cidadão as informações e incentivar a sua participação social, os aplicativos da Prefeitura estão sendo aprimorados. Novas funcionalidades de segurança como o login por verificação facial e a visita guiada audível dos pontos turísticos da nossa cidade para pessoas com baixa ou nenhuma visão são novidades no App Conecta Campo Grande.

Outro App que tem recebido novas funções é o Fala Campo Grande/156, que passou a ser disponibilizado em todas as lojas de aplicativos.

A transformação digital atenderá os principais serviços da Central de Atendimento do Cidadão (CAC), ampliando e entregando em tempo ágil, mais opções aos munícipes e que novas ferramentas estão sendo projetadas para as áreas do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, o que trará mais eficiência eceleridade na prestação de serviços.

Como aconteceu com o sistema Alvará Imediato Online, desenvolvido pela AGETEC, e que aprova digitalmente os projetos arquitetônicos de forma declaratória, compartilhando a responsabilidade da informação com o profissional e desburocratizando o processo de emissão do alvará para empreendimentos de baixo impacto. Outro serviço digital que está modernizando a parte de projetos, é o Portal de Certidões. Criado em parceria com a SEFIN, tem por objetivo atender pessoas físicas e jurídicas na emissão online de certidões. O que antes só eram emitidas de forma presencial e com custos administrativos, hoje pode ser feito de onde estiver e de maneira gratuita.

Parcerias

Mesmo durante a pandemia, onde muitos serviços presenciais tiverem que ser substituídos pelo home office a fim de preservar a saúde e bem-estar do cidadão, a AGETEC atuou de forma participativa em diversas áreas. Como é o caso do Portal Descubra Campo Grande, endereço eletrônico criado em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e que tem disponibilizado para a população o calendário municipal e as informações relacionadas ao turismo e a cultura da Capital.

Outra parceria de sucesso foi o projeto do site Rede de Ouvidoria do Município que foi desenvolvido com o objetivo de facilitar manifestações, dúvidas, sugestões e elogios dos munícipes em relação aos serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. Outra ferramenta on-line importante, criada em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), foi o link para consulta cadastral ao CadÚnico, que está auxiliado os beneficiários de programas sociais a consultar a sua situação cadastral.

O Portal da Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Campo Grande foi criado pensando em oferecer a população, orientações preventivas sobre os eventos naturais comuns como chuvas e tempestades. O cidadão poderá receber ainda, informações sobre o clima, previsão do tempo, umidade relativa do ar, planos de contingência, legislação municipal e acessar o mapa com os principais avisos meteorológicos da nossa capital.

São muitas as ações em tecnologia que somam esforços para que a Prefeitura de Campo Grande entregue ainda mais serviços ao cidadão campo-grandense. Por isso, em 2022, novos projetos em TI já estão sendo esperados em todas as áreas da administração municipal.

Fonte: PMCG

Foto: Divulgação/Assessoria