2
Campo Grande - MS Busca

Após o sucesso estrondoso dos podcasts, ainda há espaço no mercado para os novatos?

Fred Furtado, empresário e publicitário e Victor Assis, especialista em marketing e diretor executivo de um podcast, comentam sobre as…

28 jan 2022 às 10h23 |

Fred Furtado, empresário e publicitário e Victor Assis, especialista em marketing e diretor executivo de um podcast, comentam sobre as oportunidades do mercado atual

2021 foi um ano marcado pela explosão de podcasts em diferentes plataformas digitais. O setor, que foi responsável por trazer o ‘rádio’ de volta em uma roupagem mais moderna, é, atualmente, um forte candidato na hora de realizar um planejamento de entretenimento. Em um país, onde grandes podcasts como o ‘PodPah’, ‘PodDelas’ e o ‘PodCats’ chamam a atenção de um elevado número de pessoas, é comum questionar se ainda há espaço para novos programas ou se os podcasts no Brasil já está dominado pelos grandes nomes. “O mercado de podcasts é como qualquer outro mercado de mídia. Existem várias ondas que trazem novidades, atualmente, os hosts de podcasts são vistos como criadores e grandes influenciadores”, aponta o empresário e publicitário Fred Furtado.

Para ele, ao se consolidar no mercado, os podcasts assumiram um papel tanto de entreter quanto de informar. “Podcasts focados em entretenimento conseguem fazer um movimento notável, são conversas sobre pessoas, o público se conecta com as pessoas. Mas, também existem podcasts sobre temas que trazem convidados com vasto conhecimento em determinada área”, detalha. Fred defende ainda, que os podcasts conseguiram trazer uma novidade que não é alcançada em  redes sociais. “O tempo dos podcasts trouxe para as pessoas um modelo novo de como enxergar um artista. Em 2 horas de conversa tudo vem à tona, isso é revolucionário para as mídias tradicionais. O podcast é hoje um modelo de mídia cada vez mais rentável”, afirma.

Para Victor Assis, especialista em marketing e diretor executivo do ‘PodPah’, ao criar um podcast de sucesso, os hosts devem considerar sempre o conteúdo e o público. “Os maiores podcasts do Brasil hoje falam com públicos diferentes, o ‘PodPah’ é voltado para a comunicação com a periferia, o ‘PodDelas’ e ‘PodCats’ são podcasts que falam muito com o público feminino. Saber quem é seu público e como você vai se comunicar com ele é a chave de um bom planejamento de podcast”, aconselha.

Além disso, Victor acredita que a fidelização do público é consequência da autenticidade do programa. “O podcast não tem regras e nem tempo de duração pré-definido. Os hosts do podcast são os primeiros que devem ter a fidelidade do público, a audiência precisa se identificar com eles. Por isso, falar a ‘língua’ do seu público e ter a identidade dele é o que fideliza a audiência”, afirma.

Sobre Fred Furtado

Fred Furtado é um empreendedor e publicitário paulista e atua com foco na expansão do negócio e prospecção de clientes. Já atuou na rotina publicitária de diversos segmentos, como: cinema, automotivo, moda e bebidas. E ainda pensa em abrir novos negócios. 

Durante sua carreira, que se iniciou em veículos de comunicação, revistas e mídia exterior, fundou e dirigiu algumas empresas no segmento, como: Sendic online, Envo Mobile, e criou a agência Cool, mesclando publicidade tradicional com mídias digitais. Posteriormente fundou a TubeLab, grande player em marketing de influência com base em Business Inteligence (BI) e uma das principais do Brasil neste segmento, especializada em atuar junto a empresas de grande e médio porte do mercado, auxiliando marcas e governos a encontrar o nome do influenciador ideal para suas campanhas, e assim planejar em conjunto ações eficientes.

Sobre Victor Assis

Victor Assis tem vasta experiência em marketing e branding de grandes empresas como Bradesco e Adidas.Além disso, esteve envolvido nos projetos que circundaram os principais lançamentos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. No esporte, o especialista já foi gestor de Branding do Palmeiras e, atualmente, é diretor executivo e sócio do podcast de maior sucesso nacional: o ‘PodPah’, além de ser empresário do youtuber e influenciador digital Júlio Cocielo. Quanto à formação, Assis passou pelos moldes da Universidade Anhembi Morumbi, pelo curso de gestão de equipe da St. Martin University of the Arts de Londres e do curso de branding da ESPM.

( Com MF Press Global )