2
Campo Grande - MS Busca

Sony Music patrocina o prêmio “Sim à Igualdade Racial” pela 2ª vez e celebra um ano de parceria com o ID_BR

Prêmio marcou o aniversário de um ano da parceria, que tem o objetivo de desenvolver a aceleração da equidade racial…

01 jun 2022 às 11h54 |

Prêmio marcou o aniversário de um ano da parceria, que tem o objetivo de desenvolver a aceleração da equidade racial no ambiente da gravadora

No último sábado (28), foi realizada a entrega do prêmio “Sim à Igualdade Racial”, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) – organização sem fins lucrativos e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial – e patrocinado pela Sony Music Brasil pelo segundo ano consecutivo. O evento foi transmitido pelo Multishow e teve como anfitrião o presidente da gravadora, Paulo Junqueiro. 

“Estar no prêmio foi um marco importante para a Sony Music em 2021, que consistentemente vem se empenhando para encontrar caminhos que reforcem a cultura interna da inclusão. E apoiar pela segunda vez, é também uma mensagem para o mercado, daquilo que estamos fazendo internamente há algum tempo”, comenta Paulo Junqueiro, presidente da gravadora. 

A cerimônia de premiação contou com a cantora Karol Conká, artista da Sony Music, entre outras atrações de peso, e marcou a celebração de um ano de parceria com o instituto, firmada em maio do ano passado, com resultados importantes, além de novos projetos e ações que promovem soluções para a desigualdade existente. 

Karol Conká (Sony Music) no prêmio Sim à Igualdade Racial 2022 – promovido pelo ID_BR- Fotos: Shourico

O ID_BR vem apoiando a Sony Music em processos de desenvolvimento dos colaboradores, através de letramentos e sensibilizações ministradas por especialistas do instituto, o que resulta em diversos momentos de troca para conscientização e engajamento sobre a importância de pensarmos em equidade racial como instituição corporativa, além do papel de cada um na promoção do tema.

Outro grande marco do ano passado foi a realização do censo com marcadores de diversidade e inclusão, realizado em dezembro. “Com base nos dados do censo, a Sony Music pôde elaborar um plano para definir os objetivos e as metas dos próximos anos, levando em consideração principalmente a inclusão e integração de pessoas negras ao ecossistema da companhia”, explica a head de RH da companhia, Bruna Araújo.

Além do apoio no desenvolvimento de treinamentos voltados aos colaboradores, o Instituto realizou ações junto ao departamento de Marketing da cia, onde puderam contribuir consultivamente com o grande sucesso do “Vozes e Tons”, um projeto amplo, liderado pelo time de Catálogo Sony Music, que teve como objetivo destacar a importância da cultura negra para as novas gerações e jogar luz em toda a grandiosidade e representatividade de seus artistas. Isso foi feito por meio de uma websérie, de grafites espalhados em pontos turísticos do Rio de Janeiro e por um minidocumentário sobre a cultura negra. 

Como fruto da parceria com o ID_BR, e apoio consultivo de Mayara Ximenes – Especialista em Comunicação, que atua junto ao time de RH na pauta de Diversidade & Inclusão – a Sony Music Brasil hoje vem desdobrando planos de ações para atuação efetiva. Uma das mudanças já promovidas e implementadas foi o direcionamento de todas as vagas de estágio de 2022 para pessoas negras. 

“Percebemos que muitos dos colaboradores que estão em posições de grande autonomia e tomada de decisão da Sony Music entraram na companhia como estagiários, pois temos essa cultura de desenvolvimento e promoção. Assim, nosso objetivo é que esses novos profissionais se tornem os próximos líderes”, comenta Bruna.

Para este ano, junto com o ID_BR e a PUC-RJ, a Sony Music também criou uma edição afirmativa do curso “Música & Negócios”, dedicada exclusivamente a jovens negros dos complexos da Maré, Alemão e Jacaré, todos no Rio de Janeiro, para que possam atuar no mercado musical. A edição, intitulada “Crias da Música”, terá inscrições abertas em breve, e o curso será ministrado em agosto.

Vale destacar que, para a Sony Music Brasil, diversidade e inclusão vão muito além da responsabilidade social. “A promoção e o desenvolvimento do tema é essencial para a solução de problemas, gestão de pessoas, comunicação e negócios, para os dias de hoje e para o futuro”, finaliza a head de RH da gravadora, Bruna Araújo.

A Sony Music Brasil está promovendo ações com o objetivo de que todo o seu ambiente interno e profissionais possam refletir, cada vez mais, a pluralidade do País em que atua. Por isso, a companhia acaba de renovar a parceria com o ID_BR por mais um ano, para que seja possível criar e colocar em prática o plano de ações de diversidade, equidade e inclusão com os objetivos e as metas que serão perseguidos pelos próximos anos.

Sobre a Sony Music

A Sony Music Entertainment é uma companhia global de música com vasta gama de artistas locais e grandes estrelas internacionais. A empresa possui um grandioso catálogo que inclui algumas das gravações mais importantes da história. É a casa de gravadoras que representam música de todos os gêneros, incluindo Arista Nashville, Beach Street Records, Black Butter Records, BPG Music, Bystorm Entertainment, Century Media, Columbia Nashville, Columbia Records, Day 1, Descendant Records, Disruptor Records, Epic Records, Essential Records, Essential Worship, Flying Buddha, Fo Yo Soul Recordings, House of Iona Records, Insanity Records, Kemosabe Records, Latium Entertainment, Legacy Recordings, Louder Than Life, Masterworks, Masterworks Broadway, OKeh, Polo Ground Music, Portrait, RCA Inspiration, RCA Nashville, RCA Records, Relentless Records, Reunion Records, Sony Classical, Sony Music Latin, Star Time International, Syco Music, Vested in Culture e Volcano. Presente em mais de 40 países, a Sony Music Entertainment é uma subsidiária integral da Sony Corporation of America, com matriz na cidade de Nova Iorque. No Brasil, nossa sede encontra-se no Rio de Janeiro.