2
Campo Grande - MS Busca

De olho em Brasília, vereadora da Capital lança pré-campanha para deputada

Atual vereadora de Campo Grande quer renovar a política em Brasília e fazer mais por MS A vereadora Camila Jara…

01 jun 2022 às 12h59 |

Atual vereadora de Campo Grande quer renovar a política em Brasília e fazer mais por MS

A vereadora Camila Jara (PT) aceitou o convite do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores e lançou sua pré-candidatura a deputada federal. O anúncio de que deverá concorrer a uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro foi feito na noite desta segunda-feira (30) nas redes sociais oficiais da parlamentar.

Com o tema “Sonhe Junto MS”, a pré-campanha convida a todos os sul-mato-grossenses a compartilharem seus sonhos para o estado e para o país e construírem esse sonho juntos. É possível ler o Manifesto e deixar um depoimento no site www.sonhejunto.com.br

Bastante conhecida por ser crítica ao Governo Bolsonaro e por ser a parlamentar mais produtiva da Câmara de Vereadores da Capital, Camila Jara quer expandir para todo o Mato Grosso do Sul o trabalho que tem realizado como vereadora de Campo Grande, ampliando as oportunidades de redução de desigualdades e de garantia de direitos para as mulheres e para as minorias.

Em um ano e meio de mandato como vereadora na Câmara Municipal da Capital, Camila Jara é responsável por importantes conquistas para Campo Grande, entre elas a reestruturação e reativação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara, edital público para emendas, interligação e requalificação de 96 km de ciclovias, mais condições de empregabilidade para mulheres em situação de violência, negros, indígenas e população LGBTQIA+, programa de dignidade menstrual nas escolas da rede municipal, programa de atenção e proteção aos órfãos do feminicídio, um programa de transferência de renda (nos moldes da Renda Básica), entre outras.

“Muito se fala sobre renovação na política, mas todos os anos as mesmas pessoas são eleitas, defendendo velhas ideias e velhos interesses. Precisamos colocar gente nova para ocupar cargos de poder e formar uma grande bancada progressista no Congresso Nacional para fazer as mudanças que o povo necessita”, declarou a pré-candidata.

Em outubro deste ano, os brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes nos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo turno, apenas para os cargos de presidente e governador, se for necessário, está previsto para o dia 30 de outubro.

Confira na íntegra o Manifesto:

Em 2022 precisamos apontar um outro futuro para Mato Grosso do Sul e para o Brasil. É a hora de acabarmos com os medos, pesadelos e incertezas. É a hora de voltarmos a sonhar juntos!

Nós sonhamos com um país onde fome, pobreza e desigualdade sejam coisas do passado. No qual as mulheres, os negros, os LGBTQIA+, os indígenas, os assentados e as minorias sejam respeitados e se vejam representados. 

Sonhamos um Mato Grosso do Sul plural, acolhedor e de oportunidades, com pleno emprego para todas e todos, sem desigualdade salarial de gênero e sem perda de direitos. 

Queremos e podemos ir além do agronegócio. Não podemos mais conviver com o antagonismo de sermos um dos celeiros do mundo enquanto a nossa gente passa fome. Queremos que as pessoas tenham comida no prato. E que essa comida seja limpa, saudável e livre de agrotóxicos.

Queremos que esse alimento seja produzido em harmonia com a natureza e que também respeite os povos originários, garantindo que tenham plenos direitos sobre suas terras e não sejam ameaçados, expulsos e mortos.

Sonhamos com uma política econômica que priorize a geração de empregos formais, com direitos garantidos, que distribua renda, ajudando a combater as desigualdades e que recupere o poder de compra do nosso povo.  

Precisamos defender nosso SUS, garantindo que o atendimento à saúde continue sendo público, gratuito e universal. A educação deve continuar sendo direito garantido de todas e todos, sem distinção. Para isso, as nossas universidades públicas não podem cobrar mensalidades, serem sucateadas nem sofrerem com a falta de financiamento para o ensino e a pesquisa. 

É urgente pararmos de queimar nosso Pantanal e desmatar nosso Cerrado. É nosso dever a preservação das nossas riquezas minerais, nossas florestas, nossos campos, nossos rios, nossa biodiversidade.

Precisamos de uma reforma da segurança pública do Brasil, que tem a polícia que mais mata e morre no mundo. Não podemos mais aceitar os inúmeros “casos isolados” que vitimam pretos, pobres e periféricos.

Estamos sentindo na pele o que um governo liberal pode fazer com seu povo: voltamos a viver tempos de fome, miséria e desemprego. O fantasma da inflação – que parecia ter ficado nos anos 90 – voltou a nos assombrar e a reduzir o poder de compra e a qualidade de vida. 

Chamam Mato Grosso do Sul de conservador. O fato é que, se olharmos nossos atuais representantes, não dá para discordar. Nossos deputados e senadores são – em sua maioria – conservadores eleitos por uma elite que há anos domina a política local. 

É chegada a hora de termos representatividade de fato: que não seja um projeto de poder, mas de povo. Que não seja um projeto de sobrenomes, mas de muitos nomes.

O que está em jogo neste ano não é apenas uma eleição, mas resgatar a esperança. Não podemos aceitar tantos retrocessos e perdas de direitos. Eleger Lula é decisivo para o futuro da nossa democracia, mas precisaremos de um Congresso Nacional diferente.

Precisamos levar para Brasília um projeto progressista, de avanço dos direitos sociais, que paute os verdadeiros problemas do país: um projeto construído por várias mãos e a partir da base.

E é tudo isso que representa o movimento Sonhe Junto MS, materializado na pré-candidatura a deputada federal de Camila Jara. Um projeto feito de muitos sonhos que podem, sim, se tornar realidade.

Sonhe Junto MS!

Sobre Camila Jara
Camila Jara tem 27 anos e cursa o último ano de Ciências Sociais pela UFMS. Sua história política passa por movimentos estudantis, militância pelo Partido dos Trabalhadores, além da coordenação de campanhas de juventude. 

Nas eleições de 2020, foi a única vereadora mulher eleita entre os 29 vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande com 3470 votos e a mais jovem. 

Camila também está à frente de diversos coletivos, como o Elas Podem, cujo intuito é inspirar mulheres e meninas a serem o que quiserem através do desenvolvimento de suas potencialidades.