Lucas Burgatti, o Eric de “Poliana Moça”, celebrou os três anos de sua irmãzinha Sarah que recentemente foi diagnosticada como autista
Revelação de que Sarah é autista foi feita nas redes sociais de Lucas que, desde então, tem se engajado nessa…
Revelação de que Sarah é autista foi feita nas redes sociais de Lucas que, desde então, tem se engajado nessa causa.
A família Burgatti celebrou nesse domingo, dia 26, o aniversário de três anos de Sarah, a irmã caçula de Lucas Burgatti, que está atualmente na TV como Eric da novela “Poliana Moça”, do SBT. Para a ocasião, queriam algo especial que respeitasse a condição do espectro autista, e que também fosse na linguagem da pequena Sarah. Sendo assim, a escolha foi o “Quintal Vilarejo”, uma casa de brincar com exploração livre, lúdica e muito sensorial.
Sarah não tem sensibilidade a sons e luzes como a maioria dos autistas porém, ela se incomoda com lugares fechados e aglomerados, por isso escolheram um espaço amplo com quintal ao ar livre com tanque de areia e muitos cantinhos de exploração. Sarah já ama passar tardes por lá, por isso, o local foi eleito pensado em algo da rotina dela.
O próximo passo seria o conceito da festa respeitando as limitações e preferências da Sarah, e para isso contaram com a decoradora e assessora Tâmara Garkisch que é especialista em festas afetivas e sustentáveis.
Tâmara faz um estudo sobre a criança e família e dentro disso desenvolveu todo conceito, identidade visual e decoração da festa com as características da criança e família, no caso a Sarinha e família Bugartti, além da curadoria de todos os fornecedores que trabalham dentro da total sustentabilidade;
Uma décor eco friendly, afetiva e sensorial
“Eu queria algo onde a Sarinha se identificasse em cada detalhe, que brincasse entre a decoração e se sentisse acolhida ao mesmo tempo, então escolhi mobiliários orgânicos onde as crianças pudessem passar por dentro deles, a paleta de cores preferida, inseri seus brinquedos e atividades sensoriais favoritas, o que trouxe aconchego e para a parte afetiva, pedi para a família escrever palavras que eles querem que a Sarah fale e coloquei em um dos paineis, esse é um dos grandes desejos deles para Sarah, nos doces tbm colocamos referências, palavras e brincadeiras internas feitas pela família com a Sarinha além de um arranjo de flores que era um canteiro interativo de mini mixiricas e morangos que as crianças podiam colher e comer”, conta Tâmara Garkisch.
A festa ainda contou com muitas gostosuras como buffet volante, pizza, donuts, esculturas em algodão doce além da sala de doces decorada, um recreação com conceito do brincar livre, roda cantada e entrada dos personagens vivos que a Sarah tanto ama.
“Foi tudo perfeito, Sarah curtiu a festa toda, interagiu com as atividades e convidados, e sim, autista pode ter festa de aniversário e se divertir muito, basta respeitarmos suas limitações e preferências e com amor que tudo dará certo”, destaca Fernanda Burgatti, mãe da aniversariante.