Priorizando os cuidados com a saúde e orientação é possível alcançar o corpo esperado sem sofrimento
Médico do Esporte e educadora física explicam que não há milagres para emagrecer, mas a prioridade deve ser sempre a…
Médico do Esporte e educadora física explicam que não há milagres para emagrecer, mas a prioridade deve ser sempre a qualidade de vida
A chegada do fim do ano, férias e Verão vem sempre acompanhada da busca do ‘corpo ideal’, já que muitas pessoas buscam em poucas semanas, alcançar o objetivo de estar na forma física almejada.
Neste momento é que dietas milagrosas, treinos exagerados e sem orientação ou uso indiscriminado de medicações colocam a saúde em risco.
Médico da Saúde e do Esporte, Dr. Hugo Alessy explica que iniciar dietas ou treinos com foco em moldar o corpo para ir à praia não é o ideal e a primeira preocupação deve ser sempre a saúde.
“Não existe milagre para emagrecer e dietas mirabolantes, extremamente restritivas ou atividades físicas exageradas e sem acompanhamento não são a solução. É possível sim, que a pessoa emagreça, mantendo uma dieta de baixo porte calórico, mas não é saudável, acarreta em muitos riscos à saúde e após isso, a pessoa pode voltar a engordar ainda mais, já que o resultado não perdura por muito tempo. O ponto chave é sempre a saúde e ela deve ser o foco dos cuidados com o corpo”, relata Dr. Hugo Alessy.
O médico reforça ainda que o cuidado com o corpo deve ser contínuo, sem extremismos e com a orientação adequada.
“Sempre explico aos pacientes que é no Inverno que devemos preparar o ‘corpo do Verão’, para iniciar o processo gradativamente e cima de tudo, corretamente. Não adianta passar o ano todo comendo inadequadamente e sedentário e tentar recuperar o tempo perdido em poucos dias. Infelizmente, a rotina corrida, muitas vezes nos obriga a trocar uma refeição saudável por um fast food, mas o importante é não manter uma dieta à base de alimentos calóricos e sem nutrientes”, avalia o médico.
Outra questão que deve ser sempre avaliada é o metabolismo de cada pessoa. Não é porque determinada dieta ou atividade fez efeito para um, que terá o mesmo resultado em outro indivíduo.
“O acompanhamento médico é essencial, pois, será avaliado por meio de exames clínicos e laboratoriais o que cada pessoa precisa. Se há alguma disfunção hormonal, doença ou outro fator que precisa ser levado em consideração. Não é apenas emagrecer, há quem precise ganhar massa, ou trabalhar o corpo de acordo com a necessidade. Atingir o ‘Projeto Verão’ deve ser algo saudável e sem pressa, com disciplina, foco e determinação. O importante é pensar na saúde e se não foi possível atingir a meta neste ano, comece a trabalhar para alcançar no próximo”, avalia.
Academias lotadas – A busca pelo físico almejado também faz com que a procura pelas academias aumente. De acordo com a educadora física da academia Body Fight Pime, Josiane Brandini, a busca pela forma física é quase unanimidade nesta época do ano, mas é necessário avaliar o que cada pessoa tem como objetivo, as possibilidades reais e acima de tudo, o respeito ao organismo de cada um.
“Além das atividades físicas e alimentação, outros fatores influenciam nos resultados. A quantidade de água ingerida, da qualidade do sono, doenças preexistentes e o consumo de álcool e cigarros. A partir desse entendimento e da avaliação profissional é que podemos prever os resultados e possibilidades”, afirma Josiane.
A educadora física explica que com persistência e orientação é possível perceber os primeiros resultados no corpo após algumas semanas.
“Todas as pessoas são capazes de alcançar seus objetivos e isso depende de disciplina e persistência, além da intensidade, tipo do treino, periodicidade e cuidados adicionais, mas é possível notas os primeiros resultados e mudanças no corpo entre 6 e 8 semanas após o início das atividades físicas”, relata.
Benefícios das atividades físicas – Além da questão estética, manter as atividades físicas na rotina é benéfico para todos, independentemente da idade.
Entre os fatores positivos para a saúde estão: melhora cardiorrespiratória, articulações, respiração e emocional, entre outros.
“Tudo depende do empenho e objetivo. A questão estética é consequência e vai ser atingida, mas mantendo o foco sempre na qualidade de vida”, finaliza Josiane.
Pode ou não pode? – Na dúvida sobre como manter a saúde em dia e conquistar o resultado esperado, os profissionais trazem algumas dicas.
Pode
Beber muita água
Alimentação saudável e rica em nutrientes adequados
Atividades físicas
Sono regular
Dietas com orientação
Utilização de suplementos alimentares com orientação profissional
Não pode
Chás ‘milagrosos’ e sem comprovação de resultado efetivo
Utilizar remédios para emagrecer (a não ser que prescritos por médico)
Treinos sem orientação
Dietas restritivas onde a saúde é afetada
Dormir pouco e sono sem qualidade
Utilização de suplementos alimentares sem orientação profissional
Sobre os entrevistados – Pós-graduando em Medicina do Exercício e do Esporte e Saúde da Família e Comunidade, Dr. Hugo Alessy se dedica à qualidade de vida e longevidade, atuando no segmento da Medicina do Exercício e do Esporte (ou medicina esportiva), que inclui cuidados com hipertrofia, modulação hormonal, emagrecimento, obesidade, longevidade e qualidade de vida e caminha junto com especialidades médicas como Ginecologia, Urologia, Ortopedia, Cardiologia, Geriatria, Endocrinologia, etc.
Mais informações pelo @drhugoalessy
A educadora física Josiane Brandini atua na academia Body Fight Prime, que há 6 anos iniciou suas atividades em Campo Grande, com musculação, atividades aeróbicas e todas as modalidades de artes marciais.
Saiba mais pelo @bodyfightprime.