Referência, Medicina da Unoeste obtém nota máxima no MEC

Nota 5 em avaliação de reconhecimento do curso em Prudente atesta qualidade e excelência do ensino; alunos dispõem ainda de estrutura completa e diferenciada

Com uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 95% do corpo docente formado por mestres e doutores e há exatos 37 anos formando médicos para os mercados nacional e internacional – mais de 5,5 mil até agora –, a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da Unoeste se consolida com uma das escolas médicas mais importantes do Brasil.

E agora com um peso especial nessas mais de três décadas em que a excelência no ensino médico sempre foi essencial. É que o curso de Medicina acaba de obter conceito máximo (Nota 5) na avaliação de reconhecimento feita pelo Ministério da Educação (MEC), atestando e comprovando sua qualidade.

“É com grande orgulho que recebemos o conceito 5 pelo MEC, reconhecimento que reflete nosso compromisso com uma formação médica de alto impacto. Aqui, nossos alunos não apenas usufruem de uma moderna estrutura e tecnologia de ponta, mas também desenvolvem desde o início um olhar humanizado, com imersão na comunidade. Estamos formando médicos preparados para liderar na saúde e transformar vidas com excelência e empatia”, comemorou o Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste.

Para conseguir essa nota máxima, a avaliação levou em consideração pelo menos três grandes pontos: a organização didático-pedagógica, corpo docente tutorial e a infraestrutura da universidade.

“Toda nossa equipe se mobilizou para mostrar as evidências do nosso trabalho. Ter conseguido a Nota 5 é o coroamento de um trabalho coletivo, que permeia todos os setores do nosso curso”, se orgulha a coordenadora do curso de Medicina de Prudente, Dra. Nilva Galli.

Esse reconhecimento pelo MEC que representa excelência, garante aos graduados uma formação que lhes permite desenvolver competências técnicas e humanas necessárias para se destacarem em suas carreiras. Isso em qualquer setor da saúde, desde clínicas particulares até hospitais de grande porte e instituições de pesquisa.

Dra. Nilva esclarece porque a Faculdade de Medicina da Unoeste é tão relevante para a região de Presidente Prudente.

“Levamos à população um atendimento de excelência em todos os setores, abrangendo o atendimento primário, secundário e terciário nos âmbitos individual e coletivo da assistência médica, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e demais serviços do município. E temos o compromisso de oferecer o que temos de mais moderno em tecnologia aplicada à saúde, sem deixar a essência da medicina em prestar um atendimento humanizado ao nosso cliente/ paciente”.

Estrutura que impressiona

São vários os motivos para estudar Medicina na Unoeste. Um deles é a estrutura moderna e completa, com um ambiente de aprendizado acolhedor e composto de laboratórios diversificados e tecnologicamente avançados, a exemplo da Sala Betha, Laboratório de Habilidades e Simulação (Lahbsim), Arena Lab e o novo laboratório Anatomy Room 4D.

Novo laboratório Anatomy Room 4D é um dos laboratórios que diferenciam a estrutura da Faculdade de Medicina da Unoeste (Foto: Ector Gervasoni)

Fora isso a proximidade com hospitais referência e centros de saúde permite uma integração teórico-prática excepcional para os futuros médicos.

Considerando as cidades de Prudente, Jaú e Guarujá, são mais de 5 milhões de m² de área total. Outros números da Famepp que impressionam é que os alunos de Medicina já prestaram mais de 1 milhão de atendimento em Estratégias de Saúde da Família (ESFs), fora os mais de 30 anos em atuação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Outros diferenciais são as possibilidades de estágios e internato, além da educação continuada como programas de Residência Médica altamente reconhecidos. Os estágios são viabilizados por meio de parcerias com diferentes secretarias municipais de saúde. Já o internato é um período de imersão total, onde dentro dos hospitais os alunos vivenciam a rotina médica e desenvolvem habilidades essenciais para o atendimento humanizado e competente.

Em Presidente Prudente, o internato ocorre no Hospital Regional (HR), Hospital Estadual, Santa Casa, Hospital de Esperança, Hospital Bezerra de Menezes, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESFs).

Já no caso da Residência Médica, um outro ponto forte da universidade, a Unoeste mantém parceria com o Hospital Regional, que é referência e oferece diversas especialidades que cobrem uma ampla gama de áreas médicas como Cirurgia Geral, Dermatologia, Oftalmologia e Psiquiatria.

Aprovação total

A estudante Laís Pizani Dutra da Silva optou pela Famepp/Unoeste pelo histórico de sucesso.

“A Unoeste é muito conhecida e já formou milhares de médicos. A universidade possui uma boa estrutura, um estilo de prova que traz a prática de diagnóstico clínico e parceria com um hospital de referência. O corpo docente também chamou a minha atenção, uma vez que além da experiência acadêmica, os professores têm uma vivência profissional”.

Essa estrutura que impressiona fez até quem já tinha outra carreira profissional a vir estudar Medicina na Unoeste.

“Sou advogada, mas o meu sonho sempre foi fazer Medicina. Quando decidi realizá-lo, a Unoeste foi minha primeira opção! A estrutura é maravilhosa e tenho certeza de que vai contribuir muito para a minha formação. Estou muito realizada em iniciar essa nova fase de estudos aqui”, argumenta a também caloura de Medicina, Giovanna Neri Pereira.

3 cursos de Medicina nota máxima

Além de Presidente Prudente, os cursos de Medicina de Guarujá e Jaú da Unoeste também são conceito 5 pelo MEC.

Foto: Ector Gervasoni

Share Article:

Jhoseff Bulhões

Writer & Blogger

 

Jhoseff Bulhões está na comunicação desde os 17 anos. Começou a carreira na extinta rádio Maracanã FM na ocasião entrevistou diversos artistas e personalidades públicas. Também atuou em assessoria política e artística. Bulhões ganhou visibilidade depois de iniciar carreira no colunismo social no site Top Mídia News.

Atualmente escreve coluna no jornal online JD1 Notícias e na revista Boca do Povo. Além de apresentar o programa Em Alta no JD1TV. Também já exerceu a função de repórter em jornais impressos e sites da Capital de Mato Grosso do Sul.

Jhoseff Bulhões

 

Jhoseff Bulhões está na comunicação desde os 17 anos. Começou a carreira na extinta rádio Maracanã FM na ocasião entrevistou diversos artistas e personalidades públicas. Também atuou em assessoria política e artística. Bulhões ganhou visibilidade depois de iniciar carreira no colunismo social no site Top Mídia News.

Atualmente escreve coluna no jornal online JD1 Notícias e na revista Boca do Povo. Além de apresentar o programa Em Alta no JD1TV. Também já exerceu a função de repórter em jornais impressos e sites da Capital de Mato Grosso do Sul.

Edit Template

Expediente: Jornalista Jhoseff Bulhões (MTB-MS 1691)

Email: [email protected] / [email protected] 

Campo Grande, Mato Grosso do Sul