2
Campo Grande - MS Busca
Expocine

Bruno Gagliasso e Estúdio Escarlate apresenta Plataforma Chico Vive para o mercado audiovisual na 11ª edição da Expocine

Nesta quinta-feira, 10, o ator, produtor e empresário Bruno Gagliasso participou da 11ª edição da Expocine, maior convenção latino-americana da indústria do cinema…

10 out 2024 às 14h11 | Redação

Bruno Gagliasso na Expocine 2024 (Foto Ellen Soares)

Nesta quinta-feira, 10, o ator, produtor e empresário Bruno Gagliasso participou da 11ª edição da Expocine, maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, em São Paulo. Ao lado da CEO do Estúdio Escarlate, Joana Henning, Gagliasso participou de um painel promovido pelo estúdio sobre Cinema Sustentável e apresentou ao mercado audiovisual a plataforma Chico Vive, um ecossistema de entretenimento com impacto socioambiental e modelo de entertainment for change. Estiveram ainda no palco João Marcello Gomes Pinto, co-fundador da Pachamama Trading e fundador da Sustentech, Rafael Dragaud, diretor, roteirista e produtor e Paulo Albuquerque, assessor de ESG da Embratur. 

O projeto, que celebra o legado do ativista ambiental Chico Mendes, envolve a produção de um longa-metragem de ficção dirigido por Sérgio Machado e Sérgio de Carvalho, um documentário biográfico, ações em redes presenciais e digitais ligadas à juventude e natureza e uma premiação cinematográfica. As filmagens serão na Amazônia, mais precisamente no Acre, onde Chico viveu e lutou. 

“Eu sou um entusiasta e um apaixonado pela vida. É por isso que estou fazendo parte deste projeto. Quando meu amigo e companheiro de cena Jorge Paz me chamou para participar, na hora respondi que precisava estar. Nós precisamos levar o nome de Chico Mendes para o mundo, mas principalmente para o Brasil. E nós, brasileiros, temos que ser os protagonistas dessa história.”, comentou Bruno Gagliasso, que também é produtor da biografia de ficção sobre o ativista.

“Chico Mendes é um grande legado para o Brasil, ele trabalhou com a formação dos povos da floresta e mudou o parâmetro da preservação ambiental. É uma história muito relevante e pensar em como trazer esse legado para o cinema foi um desafio e uma responsabilidade enormes. E a partir disso, nos juntamos para criar um ecossistema de legados sociais, que é a plataforma Chico Vive.”, ressaltou Joana Henning. 

Paulo Albuquerque, Rafael Dragaud, Joana Henning, Bruno Gagliasso e João Marcello Gomes Pinto participaram de painel na Expocine 24 (Foto Ellen Soares)

A plataforma Chico Vive conta com o apoio da Embratur em um acordo de cooperação e se encaixa na estrutura de film commission nacional, que tem como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens.

“A Embratur veio expressar o nosso apoio a esse projeto maravilhoso, que conseguiu reunir em um mesmo projeto o melhor do audiovisual e da sustentabilidade. É uma honra pra gente, enquanto país, poder ter um projeto tão ambicioso quanto esse, contando a história de uma pessoa tão importante que foi Chico Mendes que, apesar de ter lutado contra o desmatamento e a exploração ambiental há tantos anos, ainda é um debate muito presente”, destacou Paulo Albuquerque.