Natal sem atrasos: como as empresas de entregas se preparam para a alta demanda
Startup focada nos mercados de mobilidade e logística mostra como oferecer uma boa experiência de compra e entrega de produtos
O momento em que um cliente recebe uma compra em sua casa é quando ocorre o real contato entre empresa e consumidor. As primeiras impressões importam, e muito; então, ter um bom processo de logística de entrega é essencial para negócios de todos os portes, e algo a se reforçar em grandes datas, como o Natal.
Sendo uma das mais importantes datas para o comércio no segundo semestre, tem tudo para ser um dia agitado e movimentado para quem fará promoções. Por isso, programar uma logística eficiente de entregas é muito importante.
Para ajudar comerciantes, a Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística, utiliza seus anos de experiência no mercado para trazer cinco dicas de como realizar uma logística de entregas inteligente, garantindo assim a melhor experiência possível para compradores.
1- Planeje-se
Leve em consideração outras datas comemorativas passadas. Levante dados de como foram as vendas nesses períodos para ter noção de como será o segundo domingo de agosto e como isso poderá impactar a logística do seu negócio. Especialmente pensando no Natal, pode ser necessário contratar mais mão de obra ou aperfeiçoar o espaço do estoque para otimizá-lo, entre outros fatores a serem pensados. Vale o investimento para garantir um alto nível de atendimento.
2 – Atenção aos prazos
Já pensou em ficar esperando uma encomenda que tinha data de previsão de chegada e nada de receber o produto? Pois é, aposto que nunca mais voltaria a comprar deste lugar! Por isso, ter atenção aos prazos influencia muito a experiência do consumidor e deve ser levado a sério, principalmente quando há datas que tendem a ser mais movimentadas. Há grandes chances de serem feitos mais pedidos que o habitual.
3 – Ofereça opções
Se possível, ofereça aos clientes mais de uma possibilidade de recebimento, como entregas antecipadas, pontos de coleta ou retirada na loja. Unindo a necessidade do cliente com a disponibilidade do produto, essa diversificação é uma ótima opção para as empresas oferecerem aos consumidores.
4 – Planejamento das rotas de entrega
O Natal ocorre em uma quarta-feira neste ano, por isso, muitas empresas antecipam suas entregas. Caso o seu comércio realize entregas no mesmo dia da compra, certifique-se de fazer um planejamento das rotas, observando bairros vizinhos a grandes avenidas e traçando alternativas para evitar semáforos e zonas de engarrafamento.
Caso seja possível, levante dados das regiões que mais compram do seu negócio e use essa informação ao seu favor para realizar esse planejamento.
5 – Deixe o cliente saber onde está a sua compra
Por último, mas não menos importante, manter atualizada a informação de rastreamento dos produtos é positivo para a experiência de compra dos seus clientes. Então, sempre que possível, atente-se a informar se a mercadoria já foi enviada, se está em trânsito ou se já foi entregue.
Quando fazemos compras planejadas, que é o que ocorre em datas como o Natal, em que as pessoas já miram num produto que almejam presentear, é comum criar expectativas e ficar ansioso para finalmente ter a compra em mãos. Por isso, ter um dispositivo que permite rastrear a encomenda é muito poderoso.
Sobre a Gaudium
Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Em 2024, foi destacada na lista do Estadão como uma das 100 empresas mais influentes em mobilidade no Brasil. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, o principal portal de notícias sobre aplicativos de transporte e entregas do Brasil.