O que se espera de um líder em 2025?
Laurent Delache – CEO Brasil da Foundever, líder global em CX, parceira do ACNUR e integrante do Fórum Empresas com…
Em 2025, as lideranças de diversos setores enfrentarão desafios significativos, mas também estarão mais próximas de obter oportunidades reais de crescimento. Em um cenário de amplas possibilidades, habilidades tradicionais estão chegando ao seu limite para dar lugar a novas. Entre soft skills e hard skills, novas competências surgem como essenciais para o sucesso.
A aceleração das transformações digitais, a crescente complexidade nos negócios e as demandas por ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos tornam ainda mais urgente a adaptação dos líderes. O líder de 2025 deixa de ser aquele centrado no comando e controle, para assumir o papel de mentor, conselheiro e facilitador de mudanças. Mais que um simples gestor de equipe, ele se torna uma fonte de inspiração, humanizando sua liderança, com foco em objetivos de longo prazo.
Quando os líderes adotam uma abordagem mais empática e humana em suas relações, o impacto positivo se reflete diretamente na qualidade de suas entregas. Um líder com forte empatia tem o poder de desenvolver talentos.
Já a humanização na gestão é um exercício diário e um processo contínuo, que exige dos líderes a capacidade de se adaptar às mudanças e desafios do ambiente de trabalho. Cada obstáculo apresenta uma oportunidade de reforçar a liderança baseada em empatia.
Investir no desenvolvimento pessoal é crucial para liderar em um mundo cada vez mais dinâmico. Isso envolve construir relações verdadeiras, se habilitar em novas ferramentas e melhorar as competências emocionais e tecnológicas.
E por falar em tecnologia, o líder de 2025 deve aceitar o desafio de integrar a IA a sua rotina e ao ambiente corporativo de vez. Fazer o bom uso dessas ferramentas, não apenas para gerenciar os aspectos técnicos, mas para potencializar as relações humanas. A combinação de habilidades como inteligência emocional e o uso adequado da IA resultará em uma liderança ainda mais dinâmica e sustentável.
O que esperar de um líder em 2025? Humanização, inteligência emocional e a capacidade de integrar a IA com sensibilidade. Líderes que combinarem essas competências com uma visão estratégica e ética estarão preparados para enfrentar os desafios deste ano de oportunidades extraordinárias.