2
Campo Grande - MS Busca
Política

Prefeito Rodrigo Sacuno visita Itaipu Nacional em busca de parcerias e investimentos para Naviraí

A reunião foi seguida de uma visita técnica à usina.

17 mar 2025 às 18h42 | Com Assessoria

O prefeito de Naviraí, Rodrigo Massuo Sacuno, acompanhado pelos gerentes Fauze Walid Selem (Geral) e Fabiano Costa (Obras), fez visita à Itaipu Binacional, nesta segunda-feira (17-03). O Chefe do Executivo e os gerentes da Prefeitura integraram a comitiva formada por 14 prefeitos representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Conisul), atendendo convite do presidente do Consórcio, prefeito de Tacuru, Rogério de Souza Torquetti.

No período da manhã, a reunião foi com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Ênio Verri, ocasião em que foram discutidas estratégias para fortalecer a parceria entre os municípios do Consórcio e a Binacional, através do diálogo e a troca de experiências para o desenvolvimento regional. A reunião foi seguida de uma visita técnica à usina.

“Viemos discutir liberação de recursos, ver o andamento dos processos do Município de Naviraí e, sobretudo, como estão os convênios com a Itaipu Binacional, para que possamos dar sequência em obras já conveniadas e identificar possíveis futuros convênios em benefício da população naviraiense”, comentou o prefeito Rodrigo Sacuno.

Foto à esquerda: Prefeito Rodrigo Sacuno e Gerente Geral Fauze Selem; Gerente de Obras, Fabiano Costa, prefeito Rodrigo e Dr. Fauze (foto à direita), durante reunião na sede da Itaipu em Foz do Iguaçu (PR). ©Divulgação

“Percebemos o interesse da Itaipu em reforçar as parcerias com os municípios do Conisul, principalmente, em torno da gestão dos resíduos sólidos, que impacta diretamente o reservatório da hidrelétrica”, observou Fauze Selem. “É necessário manter este diálogo e relação mais próxima com a Itaipu, para garantir respaldo em ações voltadas à preservação ambiental. Neste quesito, estamos buscando ampliar as parcerias”, acrescentou Fabiano Costa.

Levando em consideração as dificuldades financeiras, com a maior parte das receitas das prefeituras sendo destinadas à saúde, educação e folha de pagamento, os investimentos em infraestrutura e sustentabilidade ficam limitados. Neste contexto, o apoio da Itaipu é essencial para projetos como pavimentação de estradas e gestão de resíduos sólidos. Cada município pode ter acesso em média a R$ 2 milhões após ter elaborado um projeto, analisado pela Caixa Econômica Federal, e publicado edital.