2
Campo Grande - MS Busca
Variedades

Fort Atacadista acolhe cães de rua e transforma vidas com projeto “Cãolaborador”

44 cães de rua foram adotados por lojas da bandeira Fort Atacadista, ganhando cuidados, carinho e até crachá

07 abr 2025 às 14h04 | Redação

O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do país, tem o compromisso com o cuidado e o bem-estar animail por meio do programa “Cãolaborador”. Atualmente, a iniciativa beneficia 44 cães que foram retirados das ruas, oferecendo abrigo, alimentação, cuidados veterinários e um ambiente seguro em lojas da bandeira Fort Atacadista. Identificados com crachás e integrados à rotina das lojas, esses animais interagem com clientes e colaboradores.

Os “cãolaboradores” do Grupo Pereira contribuem para um clima de trabalho mais descontraído e agradável entre os colaboradores e interagem de maneira carinhosa com os clientes. Além disso, esses animais desempenham um papel importante na segurança das lojas, especialmente durante o período noturno, auxiliando na vigilância do local.

“O cuidado com os animais sempre foi parte do nosso compromisso com a sociedade e com o bem-estar das pessoas. Quando adotamos um pet, estamos não só transformando a vida dele, mas também criando um ambiente mais acolhedor, humano e seguro para todos ao nosso redor”, explica Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira. Na loja Fort Atacadista Cafezais, na saída para São Paulo, em Campo Grande, existem três “cãolaboradores”: Nick, Negrinha e Thor. Segundo o gerente, Marcos Coelho, eles geralmente andam durante o dia pela região e ao final da tarde voltam para a loja, onde recebem ração e cuidados.

Atualmente, no Brasil, existem mais lares com cães e gatos do que com crianças de até 14 anos. E 61% dos tutores consideram seus cães e gatos como membros da família, exigindo atenção e cuidados, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Por outro lado, há uma população de milhões de animais abandonados nas ruas no país, que vivem em condições precárias.

No contexto do Dia Mundial dos Animais de Rua, celebrado em 4 de abril, a causa ganha ainda mais relevância, destacando a importância de ações voltadas ao cuidado e à inclusão de animais abandonados. Ações de adoção e apoio a organizações que cuidam de animais estão entre os compromissos do Grupo Pereira. Desde 2019, a empresa realiza doações a ONGs que atuam na proteção e cuidado dos animais. Em cada abertura de uma nova loja, um valor de até R$ 3.000, que seria utilizado para fogos de artifício, é convertido em doações para uma ONG da causa animal local. Ao longo dos últimos anos, o grupo já destinou mais de R$ 120 mil.