Prefeitura de Naviraí executa mutirão de limpeza em combate ao mosquito da dengue
A ação iniciada hoje prosseguirá até a semana que vem
A Prefeitura de Naviraí, através das gerências de Vigilância em Saúde, Controle de Vetores, Serviços Públicos (Limpeza Urbana e de manutenção de Galerias Pluviais) deflagrou, na manhã de hoje (14-04), o mutirão de limpeza “Zero Lixo Dentro de Casa”. Chamado de Projeto Auxiliar de Contenção às Endemias, a iniciativa intersetorial é liderada pelo poder público municipal, mas, conta com o imprescindível apoio da população e envolvimento direto das famílias naviraienses.
A ação iniciada hoje prosseguirá até a semana que vem, e será realizada na seguinte área de abrangência: da Praça Central “Prefeito Euclides Fabris” até a Avenida dos Operários, entre as avenidas Caarapó e Iguatemi. Neste perímetro, será realizada a coleta de materiais inservíveis e eliminados potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Ação “Zero Lixo Dentro de Casa” será desenvolvida entre a Avenida Caarapó e Iguatemi, da Praça Euclides Fabris até a Rua dos Operários.
Estão na mira dos servidores municipais objetos como pneus, garrafas pets e de vidro, latas de cerveja e demais recipientes que acumulam água; entulhos em áreas públicas e residenciais, enfim, ambientes que estejam propício para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e que precisam ser destruídos para eliminar a chance de reprodução do vetor, pois, a transmissão da doença ocorre pela picada da fêmea do mosquito infectada.
O gerente da Vigilância em Saúde, médico veterinário Dr. Manoel Messias afirma que a meta é reduzir a proliferação de doenças e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito. “Consideramos que a coleta adequada desses materiais, aliada às ações educativas e informativas, se mostram como estratégia eficiente para: reduzir focos de reprodução do vetor, aumentar o nível de conscientização da população, e promover um ambiente mais saudável”.




As coletas dos materiais inservíveis serão feitas por meio de caminhões e pelas equipes de apoio empenhadas no mutirão de limpeza. “Para dar mais consistência ao projeto, vamos realizar atividades educativas como palestras, panfletagem e rodas de conversa com moradores. O que não podemos é deixar que a dengue, por negligência nossa e da população, volte a crescer em nossa cidade e a fazer vítimas”, alerta Dr. Manoel Messias.
RESULTADOS ESPERADOS
Redução de criadouros: Eliminação de materiais que servem como depósitos de água parada.
Conscientização comunitária: Estímulo à participação ativa da população nas ações de prevenção.
Melhoria da saúde pública: Diminuição da incidência de doenças transmitidas pelo mosquito.
Fortalecimento da consciência ambiental e promoção de práticas sustentáveis.