2
Campo Grande - MS Busca

Marquinhos investirá em tecnologia para melhorar serviços e aumentar acesso da população à internet gratuita

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) vai ampliar as ações de modernização dos órgãos e serviços públicos. No Plano de Governo,…

05 nov 2020 às 12h11 |

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) vai ampliar as ações de modernização dos órgãos e serviços públicos. No Plano de Governo, com 55 metas, há o compromisso de investimento em ferramentas que permitem agilizar e aprimorar os processos da administração pública e facilitar a vida de gestores, servidores públicos e da população.

Entre as melhorias, está a expansão da rede de alta velocidade de fibra óptica para atender todos os órgãos da administração pública municipal, bem como espaços específicos destinados ao atendimento dos cidadãos, além do investimento em hardwares, softwares e telecomunicações para atualizar o datacenter municipal, implementando melhorias na segurança dos dados. A cobertura do programa Conecta Campo Grande será ampliada, estendendo o acesso gratuito à internet para a população.

“Quando assumimos a Prefeitura, Campo Grande tinha internet gratuita em apenas três locais. Hoje, mais de 50 pontos da nossa cidade oferecem acesso livre à internet. Nós melhoramos a internet nas escolas, nas unidades de saúde, o que resulta em agilidade e qualidade do serviço prestado à população. Vamos continuar investindo em tecnologia, na transformação de Campo Grande em uma Cidade Inteligente”, declarou Marquinhos.

Marquinhos vai implantar o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação de dados para que, em parceria com instituições públicas e privadas, sejam realizadas pesquisas tecnológicas com objetivo de desenvolver produtos e serviços de tecnologia da informação e comunicação, além de ofertar cursos técnicos, tecnológicos e de pós-graduação na área de computação e gestão.

A administração municipal deverá ser beneficiada através da ampliação da Sala de Gestão, com a criação da central de tecnologia, inteligência, planejamento e monitoramento da gestão pública municipal e implementação de novos recursos de comunicação de dados de alta velocidade para acelerar os processos de negócio, além do aperfeiçoamento da política de segurança da informação da prefeitura, baseada na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Outro ponto destacado no Plano de Governo é a ampliação da capacidade de armazenamento e gerenciamento de informações do Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Metropolitana (CCO-GCM), o que irá contribuir para análise, diagnóstico e gestão das informações.

Nos últimos quatro anos, a gestão Marquinhos Trad desenvolveu diversos projetos e iniciativas que elevaram a Capital a condição de 14º do país, entre 673 cidades com mais de 50 mil habitantes, conforme ranking divulgado pela consultoria Urban Systems. O Ranking Connected Smart Cities 2020 traz indicadores que qualificam as cidades mais inteligentes, tecnológicas e conectadas do país.

O programa Conecta Campo Grande é um exemplo de case de sucesso, que agrega um conjunto de iniciativas em infraestrutura e tecnologia, dentre elas o Qr Code, tornando a cidade mais inteligente e conectada. Também disponibiliza internet em locais públicos como Orla Ferroviária, Praça Ary Coelho, Centros Regionais de Saúde (CRS), Clínicas da Família, entre outros locais, além de oferecer internet livre nos grandes eventos municipais, como a Cidade do Natal e em atividades artísticas e culturais.

A gestão vem investindo em tecnologias de ponta para levar o acesso à internet para mais localidades e conseguir oferecer novos pontos de acesso gratuito ao cidadão. Hoje, com os novos e mais modernos, equipamentos de conectividade adquiridos ampliaram a eficiência e a estabilidade da rede via rádio. A rede de fibra ótica teve sua malha ampliada para 156.250 metros, um incremento de mais de 500% em sua extensão.

Existem mais de 192 mil pessoas cadastradas. Destes, mais de 39 mil já utilizaram o Conecta Campo Grande em 2020. Foram realizados mais de 16.500 cadastros novos e em 2020 houve mais de 275.000 conexões.

(Com Assessoria)

Foto: Divulgação/Assessoria