Prefeitura estende até sábado vacinação contra a gripe para criança de 6 meses a menores de 6 anos
Durante a semana, o atendimento acontece em mais de 60 unidades básicas e saúde da família (UBSs e USFs)
A Prefeitura de Campo Grande irá estender até o próximo sábado, dia 17, a vacinação contra a Gripe de crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias). Durante a semana, o atendimento acontece em mais de 60 unidades básicas e saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do Município.
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a intenção é garantir que os pais ou responsáveis possam se organizar para levar às crianças para se vacinar, inclusive oportunizando o atendimento no sábado para aqueles que eventualmente tenham alguma dificuldade de comparecer durante a semana.
“É uma forma que encontramos para assegurar o acesso a esse pai ou responsável ao serviço, considerando a importância da vacinação deste público. É fundamental que haja adesão da população. Temos que cuidar das nossas crianças e a prevenção é sempre o melhor remédio”, disse.
Conforme o secretário, o Município decidiu prioziar o atendimento das crianças pertencentes a esta faixa etária e na medida em que novas doses forem enviadas nós vamos incluindo novos públicos, a exemplo de como vem acontecendo na campanha de vacinação contra a Covid-19.
Campo Grande recebeu na última quinta-feira, dia08, 32.750 doses de vacinas contra a Gripe, para iniciar a primeira etapa de imunização, que engloba também gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde. Somente o público de crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias é estimado em 52.015 pessoas.
Recomendações
Como estarão acontecendo, simultaneamente, duas campanhas de vacinação em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), reforça a necessidade de se manter atento à data de vacinação.
Por não haver estudos que mostrem possíveis reações ou conflitos na imunização quando aplicadas as vacinas contra Covid-19 e Influenza juntas, é necessário aguardar alguns dias entre uma dose e outra.
A recomendação é priorizar a vacina contra Covid-19, contudo, se ainda não chegou a data para vacinação de um determinado público, mas ele já poderá receber o imunobiológico contra Influenza, orienta-se aguardar 15 dias antes da aplicação da outra dose.
O mesmo se dá para quem já tomou a vacina dos laboratórios Sinovac ou AztraZeneca, que deve aguardar o mesmo período, após a aplicação do reforço, para buscar a vacina contra Influenza.
Onde vacinar?
Bandeira
- USF Três Barras
- USF Arnaldo Estevão de Figueiredo
- USF Cristo Redentor
- USF Cidade Morena
- UBS Carlota
- UBS Universitário
- USF Itamaracá
- USF Moreninha
Imbirussu
- USF Sírio Libanês
- UBS Silvia Regina
- UBS Lar do Trabalhador
- UBS Popular
- USF Indubrasil
- USF Zé Pereira
- USF Ana Maria do Couto
- USF Aero Itália
- USF Albino Coimbra
- USF Serradinho
Lagoa
- USF Bonança
- USF Antártica
- USF São Conrado
- Clínica da Família Portal Caiobá
- USF Vila Fernanda
- USF Tarumã
- UBS Buriti
- USF Oliveira
- USF Batistão
- USF Coophavila
Centro
- UBS 26 de agosto
- USF Vila Carvalho
- USF Vila Corumbá
Prosa
- USF Noroeste
- USF Estrela Dalva
- USF Marabá
- USF Nova Bahia
Anhanduizinho
- USF Mário Covas
- USF Dom Antônio
- USF Aero Rancho IV
- USF Aero Rancho Granja
- UBS Pioneira
- UBS Jockey Club
- USF Cohab
- USF Nova Esperança
- USF Anhanduí
- UBS Dona Neta
- USF Botafogo
- USF Iracy Coelho
- USFParque do Sol
- UBS Aero Rancho
- USF Macaúbas
- USF Paulo Coelho
- USF Los Angeles
- USF Alves Pereira
Segredo
- USF Seminário
- USF Cox
- USF Vida Nova
- USF Nova Lima
- UBS Estrela do Sul
- USF São Benedito
- USF Zé Abrão
- USF José Tavares
- UBS Coronel Antonino
- USF São Francisco
- USF Vila Nasser
- USF Jardim Paradiso
- USF Azaléia
Fonte: Assessoria PMCG
Foto: Divulgação/PMCG