A vida dos jovens xavantes é tema de exposição artística em shopping na Capital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Pinturas do artista Élios Longo de Oliveira reproduzem fotos históricas

Durante os meses de abril e maio, o Shopping Bosque dos Ipês recebe a exposição Iniciação Xavante Danhono. Neste trabalho, o artista plástico Élios Longo de Oliveira homenageia os jovens Xavantes em uma produção artística ligada à natureza e à vida simples.

Suas pinturas são inspiradas nas fotografias do livro Danhono, com cliques históricos do missionário salesiano leigo Cosma Salvatore e texto do Padre Bartolomeu Giaccaria, também missionário salesiano. Ambos dedicaram a vida em favor da sobrevivência física e cultural do povo Xavante. As obras fazem parte do acervo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Fotos: Divulgação/Assessoria

Élios Longo de Oliveira, também conhecido por Lelo, é um artista plástico nascido no interior de São Paulo mas que reside em Mato Grosso do Sul há mais de trinta anos. Apaixonado pelos elementos regionais como o Pantanal e  suas belezas, usa dessas inspirações para criar. Já foi premiado em alguns salões nacionais e internacionais e possui acervos em diversos países da Europa como no Museu de Becchi e de Génova, na Universidade de Turim e no Vaticano, na Universidade de Évora (Portugal), no Mar Del Plata na Argentina e na sede do Governo de Okinawa, no Japão.

As obras Iniciação Xavante Danhono estão expostas no primeiro piso do Shopping Bosque dos Ipês, ao lado da Forever 21. É gratuita e segue todas as medidas de biossegurança. 

Serviço

Exposição Artística Iniciação Xavante Danhono

onde: primeiro piso do Shopping Bosque dos Ipês,

avenida Cônsul Assaf Trad, 4796

Aberta ao público.

(Com Assessoria)