Com projeto Cena Aberta, teatro toma conta de Campo Grande de julho até setembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

De peças de teatro à residência artística, não vai faltar opções na Capital para as pessoas que curtem aproveitar a atmosfera única que o teatro proporciona. É o projeto “Cena Aberta – Encontros Paralelos” que chega repleto de atividades com acesso gratuito

De julho a setembro, a OFIT (Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral) promete fazer de Campo Grande um grande palco para celebrar o ofício da atuação. É o projeto “Cena Aberta – Encontros Paralelos” que, idealizado pelo diretor da Cia, Nill Amaral, descortina uma programação intensa de atividades teatrais que convidam artistas e o público a fazerem parte dessa imersão cultural. Algo que vai de peças de teatro, em cartaz, até a vinda do renomado dramaturgo e diretor pernambucano, Newton Moreno, que chega para ministrar uma residência artística e de quebra participa de uma roda de conversa com aficionados por teatro, literatura e cinema.

Para quem já acompanha a trajetória da Cia Ofit há muitos anos, Nill adianta que o projeto remete a essência de outro trabalho do núcleo artístico, o “Campo Grande em Cena”, que movimentou o meio teatral da cidade em 2021. “Comparado ao outro projeto, o Cena Aberta terá uma abrangência ainda maior, com foco em encontros teatrais que visem o debate, a reflexão e o aperfeiçoamento, com apresentações de peças teatrais gratuitas, trabalhos cênicos em processo de criação e em outros estágios, de diversos grupos sul-mato-grossenses”.

Mais que o desejo de sentir o clímax de um enredo ou desvendar o ato final de um espetáculo, aqui, a proposta é mergulhar na viagem que envolve a concepção teatral e com isso abrir a cena para o público de modo que, após assistir uma peça, ele se sinta próximo e à vontade com os atores, atrizes e diretores para falar e pensar sobre o futuro do teatro no MS.

O projeto será executado em três etapas entre os dias 25 de julho a 1º de setembro. Na primeira etapa, de 25 a 27 de julho, será realizada a residência artística com o renomado artista pernambucano, Newton Moreno, radicado em São Paulo. Na sequência, a segunda etapa acontece de 1º a 2 de agosto, com apresentações teatrais no Teatro Glauce Rocha, às 18h e 20h, e na terceira e última etapa, 30 de agosto a 1º de setembro, peças em cartaz no Sesc Cultura, às 19h30.

Nill Amaral explica que essa iniciativa faz parte da necessidade de ampliar as conexões criativas entre os artistas do MS. “O projeto tem o caráter de fortalecer a continuidade de propostas teatrais em pequenos formatos, com baixo custo de produção, peças curtas com grande poder de comunicação e experimentação de linguagens. Além disso, o projeto traz um viés coletivista de produção, pela necessidade de provocar encontros, e discutir os mecanismos que fundamentam as nossas produções é de fundamental importância no atual momento, principalmente, considerando que saímos de um período pandêmico em que por muito tempo o único canal de comunicação entre os artistas era o meio virtual”.

Para a residência artística serão oferecidas 15 vagas para artistas. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 19 de julho (quarta-feira). A seleção será por meio de uma curadoria entre os candidatos.  Já as peças que entrarão em cartaz no Cena Aberta será feita por meio de chamada pública para escolha de 8 a 10 trabalhos divididos em três categorias (peças em processo de pesquisa, de curta duração e com duração igual ou superior a 60 minutos). Neste caso, a escolha será feita por meio de uma banca formada por três artistas da área teatral. 

Vale lembrar que a residência artística é a oportunidade para estar em contato com um dos expoentes da cena teatral brasileira, Newton Moreno. Com 30 anos dedicados aos palcos, o dramaturgo possui uma larga presença na cena  do teatro nacional, conquistando projetos importantes como os prêmios Shell e APCA (Associação Paulista dos Crı́ticos de Artes). Além de livros escritos que foram adaptados para a sétima arte, cinema, como “Maria do Caritó” (2019) e “Agreste” dentre tantos outros feitos artísticos pelos palcos e na literatura brasileira.

Todo o processo seletivo da residência artística e das peças de teatro já estão disponíveis no Instagram da Cia OFIT @ofitcia. Lá, os artistas interessados encontram os formulários de inscrições e regulamento na íntegra, além de informações sobre prazos para se candidatar em cada uma das atividades. No caso das apresentações teatrais, os cachês variam de R$ 3 a 6 mil, dependendo da categoria inscrita pelo candidato e da localidade do grupo. Tudo definido conforme edital de chamamento.

O projeto “Cena Aberta” conta com financiamento do FIC – Fundo de Investimentos Culturais, em edital promovido pela FCMS – Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, órgão vinculado ao Governo do Estado. Além do apoio cultural da UFMS, Fecomércio, Sesc, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE/UFGD) e o grupo de artes cênicas Circo do Mato.

Serviço:

Cena Aberta – Encontros Paralelos

Etapa: 1- De 25 a 27 de julho – Residência Artística – Local: SESC Cultura – das 17h às

20h45 – Av. Afonso Pena, n.º 2270, centro de Campo Grande

Etapa 2 – 1º e 2 de Agosto – Apresentações teatrais – Teatro Glauce Rocha – às

18h e 20h – Rua UFMS – Complexo da UFMS  –  Universitário – S/N

Etapa 3 – De 30 de agosto a 1º de setembro – Apresentações Teatrais – SESC Cultura – às 19h30 –  Av. Afonso Pena, n.º 2270, centro de Campo Grande

Residência Artística (Newton Moreno) – link de inscrição:

https://bit.ly/3O0bBOP

Apresentações teatrais – link de inscrição:

https://bit.ly/44oayxK