Designer apresenta trabalho plural e versátil com inspirações no viver de MS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Trabalho mescla artesanal com tecnologia e experiência com conhecimento 

Luciana Teixeira é uma arquiteta e designer gaúcha que encontrou na paixão pelo Mato Grosso do Sul a sua fonte de inspiração. Com um olhar voltado para o que há de mais nosso, ela encontra nas presenças do indígena, do sertanejo, do caipira, do metropolitano, nas cores e nas texturas dessa terra os traços que fazem nascer móveis que, além de confortáveis e usuais, são verdadeiras obras de arte para se ter em casa.

Engana-se, no entanto, quem acredita que essa criação mobiliária limita-se ao regional. O trabalho de Luciana transcende divisas geográficas. Sua produção tem uma pegada global, com peças que ficariam bem em casas ao redor do mundo. Foi possível comprovar isso na última edição da High Design, uma feira de negócios focada em soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, residenciais e corporativos; a única do gênero no país e que tem como expositores marcas comprometidas com padrões internacionais de qualidade em produtos, excelência em serviços e design autoral. É o evento âncora do DW! São Paulo Design Weekend! e, foi na High Design que Luciana lançou sua coleção de mobiliário totalmente autoral, com produção sul-mato-grossense.

Na bagagem, a incrível Utopia, uma cadeira de balanço com elementos inspirados nos sertanejos e nos indígenas Kaiowá e, ainda, a eletrizante linha Kabuuumm, com cadeira, duo de mesas laterais e escrivaninha. Sua forma foi inspirada em raio, trovão e tempestade.  

Mas nem só de inspiração vive a produção de Luciana. A arquiteta e designer acumula anos de estudos e pesquisas. Mesclando práticas que remontam à marcenaria tradicional a técnicas totalmente modernas e, ainda, fazendo um resgate dos saberes manuais, unindo-os à tecnologia de tecidos elásticos tensionados, por exemplo. “Minha produção é possível aqui e no mundo inteiro, pois, ao mesmo tempo que ela cria raízes, ela ganha asas, graças ao conhecimento,à tecnologia, a produtos de ótima qualidade e ao capital criativo”, pontua Luciana.

Fotos: Divulgação


Conhecimento – Um dos projetos em que Luciana está à frente é o SuPapo Criativo, um laboratório de criação de protótipos de design mobiliário e pesquisa, em formato de uma Galeria Escola. 

Com o aval de grandes nomes do design como Leonardo Lattavo e Pedro Moog, à frente da Latoog, uma das marcas mais importantes do segmento no país, o espaço oferece ainda a primeira pós-graduação em Design de Mobiliário de Mato Grosso do Sul, realizada pela Unigran Capital em parceria com o SuPapo.  

Para saber mais do trabalho de Luciana Teixeira e da SuPapo Criativo, siga as redes sociais @lulitex ou @supapocriativo.

É possível também conferir as peças de todas as coleções da designer no www.supapocriativo.com.br