Agetec realiza capacitação dos servidores municipais em parceria com a UFMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), iniciou nesta manhã (19), mais uma capacitação dos servidores municipais: Mapeamento e Modelagem de processos.

O curso é realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com carga horária de 40 horas, as aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 9h30, do dia 19 de fevereiro a 19 de maio.

A capacitação visa compreender, interpretar, mapear e documentar o fluxo completo. Esse mapeamento é essencial para identificar áreas de melhoria e é fundamental para implementar processos no SEI – sistema de processo eletrônico administrativo para gerir o conhecimento institucional e realizar a tramitação digital dos processos administrativos na gestão municipal.

“Conhecer, mapear e modelar os processos é regra essencial para que se tenha sucesso em qualquer projeto na área de tecnologia. A experiência dos últimos anos na Agência de tecnologia da Prefeitura de Campo Grande consolida essa métrica como definitiva e os resultados obtidos nos fizeram buscar parcerias que possibilitassem levar esse entendimento para mais setores dentro da administração pública municipal”, explicou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Além disso, os processos mapeados podem agilizar o desenvolvimento de sistemas e facilitar a contratação ou aquisição em diferentes cenários, uma técnica muito utilizada e difundida, substituindo práticas com análise de organização e métodos.

“A matéria requer constante atualização e aperfeiçoamento em razão da singularidade de cada setor dentro do Poder Público, motivo pelo qual entendo que o curso será um marco inicial dentro da gestão e estimulará que os próximos gestores sempre busquem parcerias com a academia para tornar a entrega de serviços ao cidadão mais célere, eficiente e transparente”, finalizou Paulo.

Para o diretor de projetos em tecnologia da informação, Luiz Cesar, a expectativa é grande em participar da capacitação e aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre o assunto. “Eu sei que sempre a gente tem muito a aprender e uma das formas de aprender é trocando informações e conhecimento e a troca faz a gente crescer juntos. Realizar esse estudo é uma expectativa alta, confesso que eu já estudo um pouquinho disso há pouco mais de 15 anos. A gente estuda porque tem a convicção de que tudo precisa se aprimorar e conhecimento nunca ocupa espaço”.

Para a servidora Arizete Talgatti, participar dessa capacitação é fundamental, pois proporciona a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades, essenciais para acompanhar as constantes mudanças no ambiente profissional e tecnológico.

“É sempre importante evoluir, manter-se atualizado. Temos bastante trabalho pela frente com relação a mapeamento de processo e esse curso vai ajudar muito, com toda certeza”.