Cazaquistão terá Consulado em MS e abre possibilidades de negócios milionários no Agro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A possibilidade de negócios e fomento ao agro são alguns dos fatores que fazem o Cazaquistão abrir um Consulado em Mato Grosso do Sul no próximo dia 13 de dezembro, em Campo Grande. O evento vai contar com a presença do Embaixador Bolat Nussupov e da Embaixatriz Gulzaziya Nussupova que vão dar posse ao cônsul honorário do país Alípio Marcus Laca de Oliveira.

Para a inauguração do local foram convidados empresários tanto do Estado e de várias partes do país, que possuem interesses em realizar negócios na área. “O Cazaquistão é um país que a curto e médio prazo tem como nos atender em fertilizantes e os dois países juntos fazerem um trabalho grandioso no agronegócio, ajudando o Brasil na aquisição desse produto. O Brasil utiliza cerca de 40 milhões de toneladas de fertilizantes e 70% desse volume precisa ser importado”, destaca Alípio sobre a importância das relações comerciais com o país asiático.

Atualmente, o Brasil importa fertilizantes da Ucrânia, Rússia e Canadá. Devido ao conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia, os preços dos fertilizantes dispararam no mercado, elevando os custos de produção agropecuários.

Segundo o futuro Cônsul há também interesses em outros setores do agro em nosso Estado. “Temos comodities e proteína animal que eles precisam além da nossa tecnologia e expertise no agronegócio, que interessa muito ao Cazaquistão, por ser uma terra de solo muito fértil e que temos como fazer essa troca”, destaca.

De acordo com as projeções inicialmente serão feitos negócios de U$ 60 milhões de dólares em compras de fertilizantes. “Esse é o volume inicial. O Cazaquistão é um país de muitas riquezas e que pode contribuir muito economicamente com nosso Estado”, pontua.

A cerimônia de posse será no dia 13 de dezembro, às 19h, na futura sede do Consulado do Cazaquistão em Mato Grosso do Sul.

Mais informações podem ser obtidas pelo número (67) 99645-2228