Detentos do Centro de Triagem participam de oficina de argila do projeto Reintegr’Arte

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Depois das mulheres participarem da oficina de argila do projeto Reintegr’Arte, agora é a vez dos detentos do 3º Centro de Triagem Anisio Lima se qualificarem. Entre os dias 20 a 27 de março o mestre Rodrigo Avalhaes e Instrutora Léia Cristina levarão o conhecimento do artesanato em argila para cerca de 10 homens.

Campo Grande já recebeu o projeto no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Zorzi”, pela turma foram produzidas cerca de 60 peças e assim as participantes poderão ter uma nova fonte de renda para elas e suas famílias.

Como forma de estimular o trabalho, a Lei de Execução Penal permite a remissão de um dia de pena para cada três trabalhados, recentemente o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul admitiu a remição de pena em razão da produção de artesanato, o projeto visa inserir essa arte nos estabelecimentos penais como forma de oportunizar uma busca de novas perspectivas de homens e mulheres em processo de ressocialização.

As oficinas irão contribuir com a capacitação profissional e visam colaborar com a emancipação socioeconômica e a construção da cidadania, permitindo ao reeducando, ao regressar na sociedade tornem-se autônomos e adquiram condições de atuar no mercado de trabalho. Os beneficiários indiretos serão as famílias dos participantes dos cursos com a geração de renda que virá da produção artesanal.

Segundo o mestre artesão Rodrigo Avalhaes, “eu acredito na ressocialização por meio da arte e esse projeto vai nos permitir qualificar cerca de 80 pessoas que terão não só uma forma de ocupar o tempo, mas também uma forma de renda quando tiverem liberdade e fazer em Campo Grande tem aquele gosto de fazer na nossa casa”.

O Projeto

 O objetivo do projeto Reintegr’Arte é realizar oficinas gratuitas profissionalizantes de argila de forma presencial, com aulas teóricas e práticas, com instrução coletiva e atendimento individual dos instrutores, para despertar o processo criativo e o interesse pelo trabalho. Cada turma prevê a participação de 10 alunos e as cidades contempladas serão, Aquidauana, Campo Grande, Rio Brilhante, Jardim, Caarapó, Ponta Porã e Jateí, divididos entre presídios femininos e masculinos.

Os mestres artesãos Rodrigo Avalhaes e Cleber Ferreira e as instrutoras Fabiane Avalhaes Marçal e Léia Cristina da Silva Souza Marçal tem vasta experiência no artesanato em argila, suas peças tem reconhecimento nacional, eles agora pretendem disseminar o conhecimento adquirido ao longo dos anos para a capital e o interior do Estado.