Em Mato Grosso do Sul, 23 cidades têm prorrogação para o desligamento da TV Analógica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

MCom publicou portaria que estende a data de digitalização do sinal até junho de 2025

No último dia 8 de dezembro, o Ministério das Comunicações (MCom) anunciou, por meio da Portaria nº11476, a extensão do prazo para o desligamento das transmissões analógicas de TV aberta em 23 municípios do estado de Mato Grosso do Sul. A medida, que beneficia quase 900 mil pessoas, inclui cidades como Aquidauana, Ponta Porã, Coronel Sapucaia e Três Lagoas.
Essa decisão abrange 25 estados do país, contemplando um total de 721 cidades que ainda não estão totalmente digitalizadas, além de outras 284 que possuem canais digitais, mas enfrentam pendências de consignação. O desligamento está programado para 30 de junho de 2025.
A Portaria, além de prorrogar o desligamento, estabelece diretrizes importantes. A partir de 31 de dezembro de 2023, as estações analógicas operarão em caráter secundário nas cidades com desligamento previsto para junho de 2025. Entidades sem canal digital nessas localidades têm até 30 de janeiro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital.
Outra alteração significativa refere-se às regras para a mudança de geradora das RTVs analógicas antes da consignação do canal digital. O objetivo do adiamento é evitar a falta de sinal em municípios de pequeno porte que ainda não contam com uma recepção digital satisfatória dos canais de televisão. O Ministério busca garantir uma transição suave e eficiente para toda a população impactada por essa mudança tecnológica.

Confira abaixo as cidades contempladas:

Foto: Gustavo Torquato/MCom