Prefeitura lança os editais de financiamento culturais do FMIC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Foi publicado hoje (1º) na edição extra do Diário Oficial de Campo Grande a abertura das inscrições de projetos para financiamento cultural do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) e Programa de Incentivo ao Teatro (Fomteatro) da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Foram reservados R$ 3.200.000,00 para o FMIC e R$ 800.000,00 para o Fomteatro.

O edital de inscrição traz critérios inéditos como o foco na criatividade de submissão para proposta de projeto, a aliança da cultura com o turismo, além de propor um olhar mais atento para a divulgação dos projetos habilitados, e a possibilidade de defesa oral de projetos não acatados na primeira fase.

Os proponentes interessados no incentivo do FMIC precisam definir em qual das 14 categorias o projeto se encaixa. São elas: Moda, Design, Música, Fotografia, Artes Visuais, Audiovisual, Artes Cênicas (exceto Teatro), Literatura, Artesanato, Patrimônio Cultural, Capoeira, Museu, Arquivos e Biblioteca, Multilinguagens e Gastronomia, sendo que os dois últimos foram incluídos pela primeira vez no presente edital, referente ao ano de 2019.

Os projetos recebem pontuação e para habilitar-se na primeira fase é preciso nota mínima de 70 pontos.  Os pontos julgados pela Comissão Gestora são: relevância cultural, criatividade, impacto territorial, multidisciplinaridade, utilização de espaços públicos, outras fontes de financiamento, democratização das atividades, acessibilidade, programas e ações voltadas à memória.

De acordo com o prefeito Marquinhos Trad, o edital levou em consideração as pautas levantadas pela própria classe artística durante reunião no gabinete no mês de setembro. “Como sempre em nossa gestão buscamos o diálogo e foi por meio da conversa que tivemos com o segmento artístico que pudemos entender qual seria a melhor maneira de valorizar estas pessoas que atuam diretamente na qualidade de vida dos campo-grandenses por meio da arte. Este lançamento sela o cumprimento de um compromisso assumido com os artistas da nossa Capital”, declara.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, reitera que junto com os editais vem o trabalho de mostrar como o Poder Público tem a intenção de fomentar os fundos de financiamento culturais, assim como o planejamento a curto, médio e longo prazo para a Cultura e o Turismo, sempre em união com as ideias da sociedade e dos artistas.

“Por isso o lançamento dos editais FMIC e Fomteatro carrega o calendário de ações do Laboratório Sectur com esclarecimentos e auxílio na construção das propostas da sociedade”, discorre Melissa.

Laboratório Sectur – Com o tema “Impacto dos Editais”, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida os artistas para comparecerem no auditório da Sectur no dia 8 de outubro, próxima quarta-feira, às 14h, para apresentação da missão da Prefeitura no que se refere ao fomento da Cultura e Turismo e como os proponentes podem alinhar seus objetivos com o do Poder Público Municipal.  A Sectur está localizada na Rua Usi Tomi, 567, Carandá Bosque.

Fonte: Assessoria PMCG

Foto: Divulgação/Assessoria