Relógio da 14 de Julho ajudará em campanhas de conscientização

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O tradicional relógio instalado no cruzamento da 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena ganhou um colorido especial com iluminação decorativa. Agora, além de marcar a hora e temperatura, terá função educativa, reforçando campanhas nacionais de conscientização.

Neste mês de fevereiro, o relógio figura em duas cores. Roxo, simbolizando o mês de conscientização sobre as doenças: lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer; e laranja, conscientizando sobre a leucemia. Já em março, o Azul fará referência à prevenção ao câncer colorretal.

O monumento foi instalado durante as obras de requalificação da Rua 14 de Julho, no Reviva Campo Grande, em julho de 2019. Ele é feito em ACM, um material acrílico de alta durabilidade e composto por chapas de alumínio. Projetada com perfis metálicos que reproduzem todos os detalhes do relógio original, a escultura é totalmente vazada, visualmente leve, mas ao mesmo tempo forte em seu simbolismo.

Durante as escavações, foi encontrada a fundação do relógio original, que foi utilizada para a sustentação desta nova estrutura, criando um vínculo definitivo com o passado e com a história da cidade.

A instalação da escultura metálica, lembrando o antigo relógio, exatamente no ponto em que ele foi construído inicialmente, representa o resgate de parte importante da história do Centro Antigo de Campo Grande.

História

O relógio original da Rua 14 de Julho foi instalado em 1933, no cruzamento com a Avenida Afonso Pena, e se transformou em um símbolo do progresso e do processo de urbanização que Campo Grande vivenciava. O antigo relógio foi testemunho, por quase três décadas, de muitos carnavais, comícios políticos, footings, shows e namoros. A vida cultural da Cidade Morena circulava em torno dele.

No dia 07 de agosto de 1970, o relógio foi demolido. A reconstrução do monumento foi realizada por iniciativa do Rotary Club de Campo Grande e, no ano 2000, foi inaugurada uma réplica no cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Calógeras.

CRONOGRAMA:

Abril – Abril Verde significa a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. O mês também é chamado de Abril Azul para trazer o debate sobre o autismo, que tem a data 02.04 como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Maio – O Maio Amarelo reacende o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Já o Maio Vermelho tem por objetivo prevenir a hepatite.

Junho – Vermelho é a cor comemorativa do mês de junho sobre a importância da doação de sangue, que tem a data 14.06 como o Dia Mundial do Doador de Sangue. E o Junho Laranja é voltado para a conscientização sobre a anemia e leucemia.

Julho – O Julho Amarelo traz à tona a conscientização sobre as hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.

 Agosto – O Agosto Dourado é o mês de informação sobre o aleitamento materno, que, inclusive, tem os dias entre 01 a 07 de agosto como a Semana Mundial da Amamentação.

Setembro – Verde é a cor do mês de setembro para a conscientização sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino. Neste mês, a data 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Outra cor para o mês de setembro é o amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Setembro também recebe a cor vermelha para a conscientização sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.

Outubro – Sendo o mês mais divulgado e conhecido por todos, o Outubro Rosa é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, foi criado nos Estados Unidos na década de 1990.

Novembro – O mês de novembro também é bastante conhecido por ser o mês azul, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes. O mês também tem a cor dourada, em referência à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

Dezembro – O mês de dezembro também tem mais de uma cor, o vermelho e o laranja. O Dezembro Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.

(Com Assessoria PMCG)

Fotos: Divulgação/Assessoria