Projeto de Lei propõe que doadores de sangue sejam testados para Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Segundo o PL, de autoria do deputado João Henrique, os testes serão aplicados em todas as amostras de sangue de doações feitas em unidades hemoterápicas de MS

A pandemia de Covid-19 em Mato Grosso do Sul vem registrando números que custam a cair e medidas que promovam a saúde da população são muito necessárias. Dando continuidade às suas ações nesta área, o deputado João Henrique (PL) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da realização do teste de detecção do Covid-19 em todas as amostras de sangue de doadores realizadas nas unidades hemoterápicas sob responsabilidade do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Segundo o deputado, este projeto é de grande contribuição neste cenário de pandemia: “Solucionaremos dois grandes desafios da atualidade, ou seja, aumentaremos o número de doadores de sangue e, ainda, a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus”, explica o parlamentar.

Ao longo destes meses de pandemia, os estoques de sangue no Estado têm sido muito baixos e este projeto vai ao encontro da necessidade de reverter este quadro. “É uma forma de incentivo aos doares de sangue e com o objetivo de salvar vidas. O doador terá a oportunidade de fazer o teste da Covid-19 e, consequentemente, auxiliar o Estado na detecção de novos casos da doença. E, claro, na reposição dos estoques de sangue, sempre fundamentais para os hospitais

O projeto de lei determina que o envio dos resultados para os doadores será feito de forma sigilosa, preferencialmente por meio eletrônico.

(Com Assessoria)

Foto: Divulgação