2
Campo Grande - MS Busca

Colegas e amigos homenageiam o Procurador de Justiça Gilberto Robalinho

A Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público – ASMMP manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do associado Procurador…

15 jul 2021 às 12h30 |

A Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público – ASMMP manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do associado Procurador de Justiça Gilberto Robalinho da Silva, ocorrido na noite dessa terça-feira, 13 de julho.

Com 30 anos recém-completados de Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, no último dia 11 de junho, deixa um grande legado de relevantes serviços ao Ministério Público, que certamente ficará marcado na história do Estado.

Desde que se tornou membro do MPMS, em 1991, exerceu as atribuições ministeriais nas comarcas de Brasilândia, Corumbá e, em substituição legal, nas comarcas de Bataguassu, Aparecida do Taboado, Sidrolândia, Terenos e Rio Negro. Como Promotor de Justiça da comarca de Campo Grande, exerceu as funções de Supervisor-Geral das Promotorias de Justiça e Supervisor das Promotorias de Justiça Criminais e a função de Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça no período de 23 de maio de 2000 a 14 de agosto de 2006, durante os mandatos dos PGJs Sérgio Luiz Morelli e Irma Vieira de Santana e Anzoategui. Em 14 de outubro de 2014, foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça, pelo critério de antiguidade.

Deixa a esposa Cirlene e os filhos Marina, Letícia e Thiago.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, decretou luto oficial de três dias (14, 15 e 16).

Neste momento de dor e saudade, os colegas transmitem suas palavras de homenagem.

“Meus profundos sentimentos para família Robalinho e a toda família do MPMS. Dia muito triste, mas para que servirá para homenagear o combativo e leal colega, que sempre lutou e defendeu o bom nome de nossa Instituição.”

Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda

“(…)* Sem dúvida, foi um privilégio poder compartilhar da convivência profissional com o Gilberto. Mais ainda, ter sua amizade, ver a amizade entre nossas famílias se estreitarem; poder ter o Robalinho como padrinho de Crisma do Lucas, meu filho; e além de padrinho, como seu professor quando atuava à frente da Promotoria de Justiça Criminal dessa Capital. Deus e o destino me concederam essa convivência familiar e profissional com o Gilberto, que para mim, era mais que um amigo e colega de Instituição, era realmente um irmão residindo neste Estado que me acolheu. Jamais o esquecerei!”

Procurador de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva

*Depoimento completo no link: http://asmmp.org.br/Noticia/ver/meu-compadre-e-dileto-amigo-gilberto-robalinho-por-marcos-antonio-martins-sottoriva/

Diz um provérbio sul-africano que quando um grande homem morre, ele não vai sozinho. Sendo assim, Gilberto Robalinho da Silva levou com ele o espírito do Ministério Público Sul-Mato-Grossense. Robalinho foi um gigante da moral, da honestidade e da integridade, não teve medo de ser inflexível na defesa de princípios fundamentais e com tal destemor aceitou as consequências de suas ações, sabedor de que contrariar interesses e injustiças tem preço. Além disso, ele era um filho e um marido, um irmão e um tio, um pai e um amigo com quem aprendemos tanto, principalmente que vale a pena correr riscos em nome de nossos ideais. Segue, meu amigo, deixando saudades e a certeza de que sua morte é um momento de luto, mas, sobretudo, um momento para agradecer e celebrar a sua passagem tão digna pela terra e procurar sua grandeza em algum lugar dentro de nós.

Procuradora de Justiça Irma Vieira de Santana e Anzoategui

“Recebo a notícia com muita consternação pela passagem precoce de um grande colega e amigo, porém com a confiança de que Deus aliviou sua dor e lhe reserva caminho seguro em nova existência. Que Deus conforte a família neste momento de profunda dor, guiando-os na transição difícil para uma nova realidade, sem o porto seguro do amor que era dedicado pelo Gilberto à Cirlene, seus filhos e familiares. Não poderia deixar de registrar que o MP e a sociedade sul-mato-grossense perdem hoje um grande escudeiro que laborava sempre com muita intensidade e dedicação total aos mais sublimes ideários da Justiça. Foi um promotor exemplar da verdadeira Justiça e um Procurador que jamais perdeu o rumo e o sentido de sua consciência na árdua missão de realizar seu trabalho com total lisura e extrema competência, jamais se afastando da postura reta que a sociedade espera de um membro do Ministério Público. Com certeza será reconhecido como um colega que cumpriu com louvor o seu mister na profissão que escolheu e a ela dedicou praticamente toda sua vida. Siga em paz, Gilberto. Missão cumprida.”

Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli

“Nossos sentimentos de pesar pelo falecimento do profissional, esposo, pai e estimado colega Gilberto, amparados na certeza de que o Criador já o acolheu em uma de Suas moradas. Descanse, Gilberto, e interceda por nossa terra e seus habitantes junto a Deus!!! Aos familiares e amigos, nossas orações pelo fortalecimento da fé de que tudo está certo!!!”

Promotor de Justiça aposentado Manoel Camargo Bronze, esposa e filhos

“Dia triste. Um grande guerreiro, que com dedicação, competência e amor à nossa Instituição sempre engrandeceu o MPMS! Descanse em paz meu amigo, seja acolhido com muito amor no Plano Espiritual e que o Bom Deus ampare e console o coração da sua família.”

Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan

“Lamento profundamente o falecimento do querido amigo Robalinho. Eu o conheci por ocasião de seu concurso, eu era Procurador-Geral, desde então sempre tive respeito, estima e admiração por ele. Que Deus o acolha em seus braços e lhe dê o descanso eterno e a sua família conforto necessário para superar essa dor.”

Procurador de Justiça aposentado Wagner Crepaldi

“Tive o prazer de testemunhar o excelente trabalho deste colega e amigo, bem como o amor dele pela nossa instituição. Deixou ele marcas indeléveis na nossa instituição de como ser um bom Promotor de Justiça. Deus o tenha e conforte os familiares! Perda inestimável para a instituição.”

Promotor de Justiça Celso Antônio Botelho de Carvalho

Com Assessoria)