Com hit sertanejo, MPMS lança 3ª edição da Campanha “Você Merece Um Amor Leve” contra a violência doméstica e feminicídio
MPMS amplia alcance da campanha que combate o feminicídio e estimula o enfrentamento à violência doméstica em Mato Grosso do…
Em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado em 1º de junho, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) realiza, neste mês, o lançamento da 3ª edição da Campanha “Você Merece Um Amor Leve”. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para os altos índices de violência doméstica e feminicídio, a campanha deste ano reforça a importância da prevenção, da informação e da atuação em rede.
A cerimônia oficial de lançamento será realizada no dia 29 de maio, às 17h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMS no YouTube. O evento contará com a presença de Promotores de Justiça que atuam diretamente na defesa dos direitos das mulheres, além de autoridades estaduais e representantes da sociedade civil.
Com uma abordagem sensível e direta, a campanha de 2025 traz como trilha sonora a canção “Banco dos Réus”, da dupla sertaneja May e Gabi. As artistas goianas foram escolhidas pelo teor de conscientização presente em suas letras, que abordam com autenticidade e profundidade os sinais de um relacionamento abusivo. A música retrata o ciclo da violência — desde seus sinais iniciais até as consequências mais graves — e traz uma mensagem de alerta e empoderamento.
Dados alarmantes – Dados do Dossiê Feminicídio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, conduzido pelo Grupo de Atuação Especial dos Promotores de Justiça do Tribunal do Júri (Nojúri) e pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), alertam para o aumento expressivo da violência contra a mulher e dos feminicídios consumados.
De janeiro a dezembro de 2024, o Estado registrou 27 feminicídios e 82 tentativas.
De janeiro a maio de 2025, o dossiê aponta o registro de oito feminicídios consumados e 19 tentativas — um aumento de 166% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve três feminicídios consumados e 14 tentativas.
Criada em 2023, a Campanha “Você Merece Um Amor Leve” nasceu com a missão de fortalecer as redes de apoio às mulheres e estimular a sociedade a identificar e intervir em situações de violência. Em suas edições anteriores, contou com a participação da cantora campo-grandense Karina Marques (2023) e do ator Raul Gazolla (2024), que compartilhou sua vivência pessoal com o feminicídio como forma de mobilizar o debate público sobre o tema.
A Campanha – A iniciativa é realizada por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM).
Participam também o Grupo de Atuação Especial dos Promotores de Justiça do Tribunal do Júri (Nojúri), o Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (Nevid), Promotorias de Justiça do interior do Estado, além da Assessoria de Comunicação (Assecom) do MPMS.
Após a 1ª edição, a campanha foi expandida para o interior do Estado, com Dourados como sede do lançamento regional. O movimento reforça o compromisso institucional do MPMS em alcançar todas as regiões de Mato Grosso do Sul com ações educativas, preventivas e de enfrentamento à violência contra a mulher.
Ao longo de suas edições, “Você Merece Um Amor Leve” vem se consolidando como uma importante ferramenta de conscientização e mobilização social, levando a mensagem de que o amor verdadeiro jamais machuca — e que toda mulher tem o direito de viver sem medo, com respeito, liberdade e dignidade.