2
Campo Grande - MS Busca

Crianças devem ter alimentação saudável mesmo em férias

Estudo aponta que o Brasil terá 7 milhões de crianças obesas até 2030 Manter uma rotina saudável durante as férias…

24 jan 2023 às 12h39 |

Estudo aponta que o Brasil terá 7 milhões de crianças obesas até 2030

Manter uma rotina saudável durante as férias para os adultos já é difícil, imagina para as crianças. Nesse período sem aulas, os horários dos pequenos mudam e a agenda diária inclui desde passeios e viagens, a dias mais ociosos em frente à televisão em casa. O estudo do Atlas da Obesidade de 2022 aponta que 23,12% dos pequenos de 5 a 9 anos e 18,60% dos adolescentes de 10 a 19 anos serão afetados pela obesidade até 2030, totalizando 44 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos em todas as Américas.

Smartphones, tablets somados a alimentos de baixa qualidade nutricional e pouca atividade física são os principais responsáveis pela obesidade nas crianças e adolescentes. Com isso, mesmo em férias não dá para descuidar da alimentação da molecada. Limitar a ingestão de guloseimas, como fast-foods, produtos industrializados, gordura e açúcar em excesso, são pontos de atenção para pais e responsáveis.

A nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Curcino Moreira, destaca que é fundamental incluir lanches nutritivos na alimentação das crianças para promover o desenvolvimento saudável e prevenir a obesidade infantil. “O ideal é manter a rotina com café da manhã, almoço, lanche e jantar, incluindo porções de frutas, verduras, legumes, grelhados e assados, contribuindo com o aumento da imunidade e proporcionando qualidade de vida desde a infância”, orienta a especialista.

Estar atento a ingestão de alimentos saudáveis precisa ser preocupação dos pais também durante as férias. O estudo aponta que crianças e adolescentes acima do peso são mais propensas a terem problemas de saúde como hipertensão e problemas metabólicos. Entretanto, não é necessário proibir totalmente a ingestão de guloseimas e doces. “Os doces e outras guloseimas podem ser liberados com moderação. Os pais ou responsáveis devem ficar de olho nos exageros”, sugere

A dica da nutricionista para tornar o cardápio nutritivo atrativo é deixar a criança participar da escolha e montagem dos pratos, como por exemplo, na hora do lanche da tarde. “Se a criança não come determinado alimento, vale disfarçar adicionando outro alimento e deixá-la experimentar. O importante é que ela veja como pode ser saboroso se alimentar de forma saudável”, acrescenta a profissional da saúde.

Para ajudar os pais ou responsáveis a elaborar um cardápio de lanchinho saudável, a nutricionista aponta três opções de dar água na boca. Confira:

# Lanche 1

Sanduíche natural de patê de frango e suco de fruta

Ingredientes:

– duas fatias de pão de forma

– 1 xícara de frango cozido e desfiado

– 1/2 xícara de cenoura ralada

– 1/2 xícara de milho verde (a gosto)

– 1 folha de alface

– duas colheres de sopa de requeijão light ou iogurte natural

Modo de preparo: 

Em uma tigela, acrescente o frango desfiado, a cenoura, o milho e a maionese. Misture tudo e coloque no pão, com a folha de alface.

Sirva acompanhado de um copo de suco de fruta natural.

# Lanche 2

Salada de frutas (a dica da nutricionista é optar por frutas da estação, também mais econômicas)

As frutas atuais da estação são: laranja-pera, abacaxi, mamão, maracujá, melancia, uva, dentre outras.

# Lanche 3

Uma fatia de bolo ou cookies integrais, vitamina de frutas e castanhas opcionais.

Para finalizar, a nutricionista recomenda a ingestão de muita água e líquidos aos pequeninos, mantendo-os hidratados e saudáveis.

Em Mato Grosso do Sul são dez unidades do Fort Atacadista: Loja Cafezais, Cônsul Assaf, Coronel Antonino, Getúlio Vargas, Guanandi, Parati, Norte Sul Plaza, Tiradentes, Três Barras e União.

No site do Fort Atacadista estão todos os endereços, telefones e horários de funcionamento das lojas disponíveis em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas/

Sobre a rede Fort Atacadista — Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 52 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em www.fortatacadista.com.br e www.grpereira.com.br.

Foto: Banco de Imagens