Curso de capacitação para diretores de Audiovisual fortalece o polo audiovisual de Três Lagoas
A proposta foi qualificar realizadores locais e ampliar suas possibilidades no mercado cinematográfico.
Ministrado pelo renomado diretor de cinema Aaron Salles Torres, o curso de direção de audiovisual teve duração de 21 horas, ao longo de sete dias, realizado no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em Três Lagoas. A proposta foi qualificar realizadores locais e ampliar suas possibilidades no mercado cinematográfico.
“Minha intenção com a capacitação foi profissionalizar realizadores em direção audiovisual que já atuam em Três Lagoas e criar vínculos para produções futuras. O objetivo é torná-los mais competitivos nos âmbitos municipal, estadual e federal”, afirmou Aaron. Segundo ele, a iniciativa visa estimular a conquista de editais estaduais e federais, patrocínios privados e a fixação de mais produções de cinema, TV e publicidade na cidade.
A resposta dos alunos foi positiva. A estudante de Publicidade e estagiária de direção, Natália Helena, de 24 anos, comentou: “Depois da experiência no set e do aprofundamento no curso, que cobriu temas como história do cinema, decupagem, direção de atores, fases de um projeto e departamentos de produção, me sinto mais elucidada sobre todo o processo e melhor preparada para o próximo trabalho”.

Para Diego Queiroz, professor e poeta de 30 anos, o curso foi uma virada profissional. “Após realizar um curso profissional de direção de cinema e TV, me sinto mais preparado para atuar na área, porque a formação proporcionou uma base sólida – tanto teórica quanto prática – guiada por um profissional experiente como Aaron Salles.”
O diploma de conclusão de curso será oferecido pelo IFMS.
Capacitação para Atores emociona
Sob a condução do ator e produtor de elenco Diego de Lima, o curso de capacitação para atores teve duração de um mês, com aulas intensivas de segunda a sexta-feira, totalizando 80 horas. A turma, composta por 28 alunos de diferentes idades – selecionados nos testes do longa-metragem “Depressão Tropical”, conduzidos pela produtora de elenco Diana Galantini -, receberá certificado da ONG Casa da Cultura de Três Lagoas.
“O principal objetivo dessa capacitação é fomentar novos atores na região, preparando-os para diversas formas de interpretação, inclusive atuação para câmera. É uma formação necessária para quem deseja atuar no cinema e na televisão e para fortalecer a arte local”, afirmou Diego.
Ele destacou a diversidade da turma e a superação de desafios pedagógicos. “Tenho alunos que vão dos 10 anos aos mais de 70. Fazer o conhecimento ser absorvido por todos não é tarefa fácil, mas acredito que estou conseguindo. O potencial artístico dessa turma é surpreendente!”
Entre os depoimentos emocionantes está o da administradora e agora atriz Dinorá Viegas, de 74 anos. “Sou extremamente tímida, a vida me ensinou a me fechar. Agora estou com vontade de aprender, vocês me encorajaram! Estou conseguindo soltar a minha voz. Me sinto mais preparada para atuar depois do curso.”
Lívia Medeiros, atriz mirim de apenas 10 anos, destacou a confiança adquirida. “Sinto preparada. Este curso me ensinou a ter mais confiança e dedicação. Me ensinou a melhorar a minha atuação, a direção correta de olhar para a câmera e a interpretação.”
Com foco em desenvolver talentos e despertar vocações, o curso marcou vidas e deixou um legado artístico em Três Lagoas.
Valorização da arte
O encerramento dos cursos representa mais do que o fim de uma etapa; é o início de uma nova fase para a cultura três-lagoense. Tanto a capacitação para diretores quanto o curso para atores têm papel essencial no fortalecimento do setor audiovisual regional, criando oportunidades reais e dando visibilidade a talentos locais.
A formação de novos profissionais na área da arte e do cinema é um investimento direto no futuro cultural da cidade. A realização desses cursos em Três Lagoas mostra o quanto a arte pode transformar, unir gerações e abrir caminhos profissionais e econômicos.