Especialista da ESEG explica por que a geração Z não está preparada para o mercado de trabalho
Pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que 94% dos líderes evitariam contratar os mais jovens pela falta de soft skills…
Pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que 94% dos líderes evitariam contratar os mais jovens pela falta de soft skills – a pesquisa não fala em softskills, melhor não categorizar e usar habilidades no lugar
São Paulo, agosto de 2023 – Ética de trabalho ruim e capacidade de comunicação abaixo da média e crença distorcida de merecimento. Essas são algumas das características da geração Z mapeadas em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Intelligent, revista online focada na vida dos estudantes. Tais resultados indicam que os mais jovens não estão prontos para o mercado de trabalho.
Apesar de existirem muitos recém-formados ansiosos por oportunidades, esta não é uma realidade absoluta. Alguns entrevistados chegaram a mencionar que era difícil trabalhar com recém-formados porque os pais e professores não conseguiram prepará-los para o local de trabalho. A opinião considerada veio de pessoas de 30 a 60 anos que atuam como executivo C-Level, gerente de RH, diretor, presidente ou sócio de empresas com mais de 10 pessoas, todos com renda média familiar mensal de 6 mil dólares.
Cerca de 94% dos líderes entrevistados evitariam contratar pessoas da geração Z por causa dessas características; 40% disseram que os recém-formados não estavam preparados para o ambiente de trabalho; 88% acredita que “aulas de etiqueta” poderiam ajudar os graduados na transição para empregos pós-faculdade.
O resultado desse estudo vai ao encontro de outros que já haviam sido divulgados anteriormente. Um levantamento chamado April survey from Resume Builder mostrou que 74% dos gerentes afirmam que a geração Z tem mais dificuldades de trabalhar com gerações mais velhas.
Simone Bortoleto, especialista em carreiras da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa comenta a pesquisa. Ela alerta para termos cuidado ao generalizar esses resultados. A geração atual assim como as anteriores possuem potenciais e características que são relativas à estrutura do seu tempo. É preciso compreender que a geração atual se formou em um ambiente altamente globalizado, sobremaneira instável e dominado pelo uso crescente da tecnologia, cujos pais na maioria das vezes trabalhavam fora em tempo integral. Isso sem considerar que muitos ainda passaram boa parte do seu processo formativo em período de pandemia. Certas habilidades sociais acabaram por ser negligenciadas em face ao risco da sobrevivência. É fato que a geração presente é conhecida por um certo imediatismo, ânsia por significados e às vezes por vislumbrar resultados rápidos nem sempre atingíveis em termos de carreira. Por outro lado, é uma geração que se bem trabalhada é fundamental para a transformação das organizações. São pessoas que engajadas em propósitos não medem esforços para alcançá-los, possuem pensamento divergente que fazem as empresas repensarem o seu futuro. As gerações passadas cuidaram da nossa existência, depois preocuparam-se em obter um certo padrão de vida, hoje, a geração atual busca por qualidade naquilo que faz e no seu modo de viver, completa.
Além disso os mais jovens também precisam ser acolhidos, uma vez que lidam com o medo do futuro. “Um dos receios mais comuns é a preocupação de que a Inteligência Artificial e a automação possam levar à substituição de empregos tradicionais por máquinas e algoritmos. Isso pode gerar insegurança quanto às oportunidades. Assim, precisam aprender como lidar com essas ferramentas. Adicionalmente a ideia de competir com máquinas altamente eficientes em termos de produtividade gera ansiedade”, salienta a professora da ESEG. De fato, a pesquisa mostra essa preocupação: 76% da geração Z têm receio de que o ChatGPT possa substituí-los no trabalho.
Simone finaliza salientando a preocupação que as instituições de ensino devem ter em desenvolver projetos educacionais relevantes, capazes de despertar nos estudantes as habilidades para terem uma vida profissional e pessoal saudáveis. Habilidades acadêmicas fortes para auxiliar na solução de problemas e habilidades sociais para levar à cabo os conhecimentos adquiridos.
Sobre a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa
A ESEG faz parte do Grupo Etapa, instituição com mais de 50 anos de experiência em educação, e conta com diferenciais como grade curricular inovadora, apoio individualizado ao aluno, corpo docente atuante no mercado, laboratórios tecnológicos, parcerias internacionais e centro de desenvolvimento de carreira. Atualmente, além do ensino forte, a Faculdade oferece cursos de Graduação em Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, além de cursos de Pós-graduação com especializações e MBA e Cursos de Crescimento Profissional On-line. Para saber mais, acesse o site.
Foto: Reprodução