Exposição em tempos de pandemia: Lu se envolve em polêmica na internet
Não é de hoje que o instagrammer Luiz Pedro Anderson ganhou o apelido de “Anitta”. Ele tem alçado vôos cada…
Não é de hoje que o instagrammer Luiz Pedro Anderson ganhou o apelido de “Anitta”. Ele tem alçado vôos cada vez mais altos e gerenciado sua carreira artística de uma forma extremamente bem sucedida.
Com a pandemia da Covid-19, toda a publicidade mundial mudou. Impossibilitados de sair de suas casas para fazer aparições públicas usando roupas patrocinadas ou de se fotografar na academia — atos intrínsecos ao conteúdo que produzem sobre si mesmos —, a vasta categoria de influencers-celebridade tem arriscado publicizar atitudes duvidosas, como furar o isolamento social e agradecer ao novo coronavírus. O comportamento tem sido questionado pelo próprio público, que está cada vez mais ciente de que a pandemia escancara um abismo de desigualdades sociais e privilégios. Não, não estamos “no mesmo barco”.
O descolamento da realidade se reflete justamente no conteúdo com que abastecem suas plataformas, de que dependem para sustentar sua notoriedade.
Unindo o glamour e a imagem de celebridades inatingíveis, fazendo viagens patrocinadas, comendo em restaurantes caros e usando roupas da moda, a um senso de “gente como a gente”. São privilegiados por circularem em um mundo de alto consumo mas reais o suficiente para criar identificação com seus seguidores, postando detalhes sobre sua vida e sobre o que estão consumindo.
Sexta passada, Lu se envolveu em uma polêmica na internet, após postar uma foto no Instagram com 8 pessoas, entre eles rostos famosos como a DJ Lauanda, e a socialite Vanessa Fernandes. Alguns internautas consideraram a foto como “aglomeração” e até mesmo um desrespeito a quarentena.
“Os bares e restaurantes estão abertos até meia noite, sem aglomeração e com autorização e fiscalização da prefeitura. Eu vou frequentar sim. Essa flexibilização do comércio e uma adaptação a nova realidade trazida pela pandemia era necessária. As pessoas precisam continuar suas vidas. Sobre a foto foi na saída do bar, no estacionamento, não estavámos na mesma mesa. São amigos e conhecidos de longa data. Foi apenas uma foto para registrar o encontro que não era programado.” declarou através de sua assessoria.
Ontem a polêmica aumentou com um vídeo aonde Lu aparece em um carro com amigos. O vídeo viralizou no Twitter e choveram críticas e elogios.
“Cadê o toque de recolher para os playboys? Todo mundo fazendo sua parte e eles lotando bares e restaurantes caros e dando rolê de carro.”, comentou um usuário
“Lamentável ver um influencer como Lu, postando fotos e vídeos estimulando as pessoas a irem para bares e voltarem a sua rotina enquanto milhares estão morrendo ou esperando por um leito em hospital. Fica em casa.”
“Lu redefinindo o conceito de balada durante a pandemia. O Brasil não pode parar.” elogiou outro.
Fato é que assim como Anitta, Lu parece estar acima da cultura do “cancelamento” e eventos considerados “politicamente incorretos” só aumentam sua popularidade.
Há dois anos sua carreira ganhou peso quando famosos como Gisele Bündchen, Isis Valverde, Juliana Paes, Débora Secco, e uma lista de celebridades, grifes, e políticos começaram a curtir suas ações de publicidade no Instagram, lhe rendendo patrocínios e parcerias e posicionado sua marca entre influencers nacionalmente conhecidos.
Durante a pandemia, enquanto muitos influenciadores tem contratos cancelados, ele renovou seu patrocínio com uma grife de tênis e teve o nome cotado como candidato a vereador esse ano.
“Eu não vou me candidatar, eles me convidaram porque teria muitas chances de ganhar, mas não sou político. Sou artista. Espero que todos escolham com responsablidade nossos representantes nessas eleições.”
Ficou curioso pra conhecer o Lu http://www.instagram.com/luizpedroanderson