Grupo Pereira reduz desperdício e reforça ações ambientais e sociais em MS
Grupo Pereira, que reúne Supermercados Comper e Fort Atacadista, participa da III Jornada de Pesquisa e Tecnologias e se apresenta…
Uso de energia limpa, gestão de resíduos, projetos como o Clube da Bike, Limpeza de Mares e distribuição de mudas de árvores para colaboradores são algumas das práticas ambientais, sociais e de governança (tradução da sigla ESG – Environmental, Social and Governance) adotadas pelo Grupo Pereira, que reúne os Supermercados Comper e o Fort Atacadista. Essas práticas serão assuntos de um talk show que tem como tema “Economia Verde: Modelos e Práticas de ESG”, que acontece durante a III Jornada de Pesquisa e Tecnologias”, que acontece nesta sexta-feira, dia 28, agendado para as 16 horas, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
Além do conteúdo que será apresentado no talk, o Grupo Pereira entrega pacotes de adubo orgânico, produzido com os próprios resíduos de ambas as redes. A iniciativa destaca a importância do manejo correto, um tema crucial em um mundo onde o desperdício é uma preocupação crescente. Dados recentes divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que o mundo desperdiça aproximadamente 1,3 bilhões de toneladas de alimentos por ano, representando cerca de um terço de toda a comida produzida globalmente. Esse desperdício não só contribui para a fome mundial, mas também gera enormes quantidades de resíduos que, se não forem gerenciados adequadamente, podem causar danos significativos ao meio ambiente. O desperdício de alimentos é a causa entre 8% e 10% dos gases de efeito estufa.
O Grupo ganhou reconhecimento como umas das 20 empresas engajadas no Brasil na luta contra o desperdício de alimentos, pois, salvou mais de 16 toneladas de alimentos nas lojas Comper e Fort Atacadista, em Campo Grande, por meio da parceria com a Food To Save. Além disso, o Grupo também realiza doações em todas as suas unidades, por meio de iniciativas como a parceria com o programa Mesa Brasil, do SESC. Desde o início das doações com entidades, foram mais de 2.700 toneladas doadas. Somente em 2024, esse número alcançou 800 toneladas, com Mato Grosso do Sul respondendo por mais de 1.300 toneladas no período de 2018 a 2024. “Desde 2018, o Grupo Pereira faz doações de produtos impróprios para venda, entretanto próprios para consumo. Nosso principal objetivo é contribuir com instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social”, conta Adrileny Bogado Constantino, Coordenadora de ESG do Grupo Pereira.
Outro destaque é a produção de energia limpa, 97% das fontes de energia utilizadas nas unidades de negócio do Grupo Pereira no Brasil são renováveis. No Comper Itanhangá, por exemplo, toda a estrutura da loja é coberta por placas fotovoltaicas. O Grupo tem 15 usinas fotovoltaicas em operação e 25 em andamento e outras em estudo.
Com o tema ‘Conservação em Tempos de Crise Climática’, a jornada reúne pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes de instituições científicas e tecnológicas para debater soluções sustentáveis, apresentar projetos inovadores e consolidar parcerias estratégicas.
O evento é gratuito e a programação completa pode ser conferida AQUI.
Entre as ações ESG desenvolvidas pelo Grupo Pereira ao longo dos anos estão ainda a destinação correta para 50 mil lâmpadas, eletrônicos e 10 mil litros de óleo entregues pelos clientes em postos de coleta nas lojas e usados em ações de capacitações em comunidades; a transformação de 600 toneladas de resíduos em adubo orgânico e ainda 15 mil mudas de plantas distribuídas aos novos colaboradores.
Na área social, destaque para projetos como Troco Solidário, campanhas de contratação de pessoas 50+, inclusãode PcD (Pessoa com Deficiência), projeto ‘Cãolaborador’, para adoção de cães nas lojas e campanhas de doação de alimentos, agasalho e lenços durante o Outubro Rosa.