HBO Max anuncia fim das gravações da nova série original HBO, ‘Como Água Para Chocolate’
A adaptação do famoso romance latino-americano de Laura Esquivel foi filmada em diversas locações no México. A HBO Max anuncia o fim…
A adaptação do famoso romance latino-americano de Laura Esquivel foi filmada em diversas locações no México.
A HBO Max anuncia o fim das gravações da nova série original HBO, COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE, baseada no romance de Laura Esquivel. A produção da série durou 9 semanas, com filmagens tanto na Cidade do México quanto em fazendas no estado de Tlaxcala, envolvendo aproximadamente 1.200 pessoas, incluindo seu grande elenco e equipe.
Para dar vida aos personagens cativantes, a série COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE contará com Irene Azuela como Mamá Elena, enquanto Azul Guaita interpretará a querida personagem Tita. Por sua vez, Ari Brickman será Don Felipe e Ana Valeria Becerril interpretará Rosaura, a irmã de Tita e sua rival no amor. A jovem Andrea Chaparro fará o papel de Gertrudis e Andrés Baida de Pedro, o interesse romântico de Tita e Rosaura, enquanto a grande Ángeles Cruz interpretará Nacha, a cozinheira da fazenda e mentora de Tita. O elenco é composto ainda por Louis David Horné, que dará vida ao personagem de Juan Alejandrez.
Salma Hayek Pinault, produtora executiva da série pela Ventanarosa Productions, disse: “COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE é um clássico da literatura mexicana. A história, ambientada em tempos de Revolução, fala também de outro tipo de luta: a das mulheres que lutam para controlar o seu próprio destino. Ventanarosa está muito entusiasmada por poder adaptar este extraordinário romance de Laura Esquivel para uma nova geração de telespectadores”.
A diretora Ana Lorena Pérez Ríos compartilhou: “Fazer COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE se tornou um dos desafios mais emocionantes da minha carreira. Pude me conectar à linhagem feminina da minha família, às tradições que carregamos entre gerações e ao papel da mulher numa sociedade que luta constantemente entre o Ser e o Dever. Levo comigo uma experiência muito enriquecedora de ter conseguido mostrar um mundo emocionalmente profundo e cheio de nuances”.
Por sua vez, Julián de Tavira, diretor principal da série, comentou: “Temos muito orgulho de contar uma história tão mexicana e tão emocionante, que representa uma época emblemática da história do nosso país e ostenta a sua gastronomia… Fazer uma história que tenha uma voz predominantemente feminina tem sido um desafio para mim. E sem dúvida foi preciso estar com os olhos e os ouvidos bem abertos para que isso nunca se perdesse. Tivemos a sorte de ter um elenco fantástico que se entregou sem qualquer objecção com muita generosidade e talento”.
Além da presença de um elenco e equipe de produção de primeira linha, as locações especiais no Estado de Tlaxcala também são parte central da série. As belas paisagens naturais, bem como as fazendas únicas selecionadas para ambientar a história, permitirão que o público seja imediatamente transportado para o universo de COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE.
Irene Azuela, que interpreta Mamá Elena, refletiu: “As filmagens de COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE tiveram um sabor requintado. Foi uma mistura inesquecível de suavidade e inteligência feminina. É incrível como uma história do México de 1900 pode ter tanta relevância nos dias de hoje. Parece que nossos corações ainda querem apostar no amor”.
Azul Guaita, que interpreta Tita, comentou: “Sou muito grata por estar neste projeto importante e bem cuidado. Um projeto cheio de amor e muito esforço que me ajudou a enfrentar meus medos e me tornar uma pessoa melhor. Serei eternamente grata a cada uma das pessoas envolvidas”.
O ator Andrés Baida, que interpreta Pedro, destacou que fazer parte deste projeto foi uma grande jornada. “É a primeira vez que enfrento um personagem dessa magnitude. Desse projeto tiro muita humildade e disciplina, o Pedro me ensinou muitas coisas, boas e ruins. Enfrentei muitos desafios (…) E sou eternamente grato a todos os envolvidos que formaram a equipe”.
Retratar toda a época foi um desafio, não apenas na seleção dos locais. Os figurinos, da talentosa Amanda Cárcamo, foram baseados em peças de lã estilizadas na época da revolução mexicana em que a história se passa. “A inspiração vem dos roteiros, das imagens e da pesquisa que fizemos para o projeto. Nós refinamos muito para trazer os personagens da nossa história. Não podemos nos desfazer do romance ou do filme que vimos nos anos 90 e que marcou toda uma geração”, ela compartilhou.
COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE vai mostrar que a tradição nem sempre é o melhor caminho. Os protagonistas Tita de la Garza e Pedro Muzquiz são duas almas apaixonadas que não podem ficar juntas devido a tradições familiares. Assim, Tita será obrigada a navegar entre o destino ditado pela sua família e a sua luta pelo amor através do uso de cores e sabores mágicos, enquanto nos juntamos a ela no local onde encontra o seu maior refúgio: a cozinha.
Jerry Rodriguez da Endemol Shine Boomdog, destacou: “Qualquer refilmagem envolve um desafio, pois existe um ponto de comparação com o produto original. Neste caso, o desafio torna-se enorme devido ao grande alcance do romance de Laura Esquivel e ao sucesso da sua adaptação cinematográfica. Tivemos uma grande responsabilidade: fazer jus às imagens poderosas que ficaram gravadas no imaginário de gerações inteiras, e ao mesmo tempo dar um aspecto moderno à história. O mais importante ao revisitar uma obra é ter algo novo a dizer. E acho que o resultado atenderá às duas premissas”.
Para alcançar maior realismo na produção, foi necessário o conhecimento da estilista de alimentos Maru Rangel. “A grande conquista de Laura Esquivel em seu romance foi iniciar cada capítulo com uma receita e torná-la inseparável da história que ela nos conta. A preparação das receitas marca as dramáticas emoções e paixões de Tita. Não consigo imaginar o Bolo Chabela sem chorar ou Codorna com Molho de Pétalas de Rosa sem lembrar do melhor amante da minha vida”, ela indicou.
Além disso, para se preparar para o papel, o elenco recebeu aulas de equitação, dança e culinária. E cada departamento trabalhou durante diversas sessões com um historiador para refinar detalhes sobre a época em que a história se realiza.
COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE é a primeira adaptação em série do romance original homônimo de Laura Esquivel, dirigida por Julián de Tavira e Ana Lorena Pérez Ríos e com a produção executiva de Salma Hayek Pinault, José Tamez e Siobhan Flynn da Ventanarosa Productions; Sharon Levy, Lisa Fahrenholt e Flavio Morales em nome da Endemol Shine North America; Alejandro Rincón, Jerry Rodriguez e Clara Machado, além de Manuel Vargas, que supervisiona a produção física, da Endemol Shine Boomdog; e Mariano Cesar, Mônica Albuquerque e Anouk Aarón pela Warner Bros. Discovery. Durante as filmagens a produção contou com a colaboração do Gabinete de Apoio à Filmagem sob a autoridade do Ministério de Turismo do Governo do Estado de Tlaxcala, coordenado por René Delgado.
Prepare-se para desfrutar de uma viagem de sabores e paixões em COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE.
###
Junte-se à conversa e siga @HBOMaxBR nas redes sociais.
Para mais informações visite o portal de imprensa HBO Max LAPress.
Sobre a HBO Max
HBO Max™ é uma plataforma de streaming que oferece o melhor entretenimento, com a maior variedade de séries e filmes e de marcas icônicas como HBO, Warner Bros., DC, Max Originals e grandes sucessos do cinema. A plataforma foi lançada nos Estados Unidos, em maio de 2020, e introduziu um nível de preço mais baixo, apoiado pela publicidade, em junho de 2021. Atualmente disponível em 61 países, HBO Max iniciou sua expansão global nos mercados da América Latina e Caribe, seguido por seus primeiros lançamentos nos países Nórdicos e Ibéricos, Países Baixos, além de Centro e Leste Europeu.