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Meio Ambiente

Maioria dos consumidores brasileiros está disposta a pagar mais por produtos ecológicos, mostra estudo

Segundo o Ecolab Watermark™ 2024, esse é um dos reflexos da preocupação da população com o acesso à água limpa…

04 out 2024 às 18h46 | Com Assessoria

Foto: Divulgação/Ecolab

Segundo o Ecolab Watermark™ 2024, esse é um dos reflexos da preocupação da população com o acesso à água limpa e segura

A Ecolab, líder global em sustentabilidade que oferece soluções e serviços relacionados à água, anunciou os resultados do seu segundo Estudo Anual Watermark™, que relata o estado da gestão da água ao redor do mundo. A pesquisa deste ano revelou que 87% dos consumidores brasileiros estão preocupados com o acesso à água limpa e segura. Isso reflete também na forma de consumo da população: 78% dos consumidores do Brasil estão dispostos a pagar 1% ou mais por produtos mais ecológicos, enquanto 58% pararam de usar ou comprar produtos devido à quantidade de água necessária para fabricá-los.

Além disso, a porcentagem de consumidores no Brasil que acreditam que empresas e governos fizeram progressos suficientes em relação às metas de sustentabilidade no último ano é de apenas 58% e 57%, respectivamente. “Os consumidores querem que governos e empresas tomem atitudes em relação às preocupações com a sustentabilidade, incluindo o acesso à água limpa e segura. Na Ecolab, sabemos que é possível alcançar resultados operacionais e financeiros, enquanto protegemos os recursos vitais à vida”, destaca Ney Souza, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia da Ecolab na América Latina.

Entre as regiões pesquisadas – Ásia e Pacífico, América Latina, China, Estados Unidos, Europa e Índia, Oriente Médio e África (IMEA) – a América Latina tem os consumidores mais preocupados com o acesso à água limpa e segura, acreditando que essa questão exige atenção imediata. Os latino-americanos atribuem a responsabilidade pela conservação da água, em grande parte, ao governo e às empresas, porém, eles sentem que os líderes governamentais e empresariais não têm cumprido sua parte do acordo. No Brasil, somente 49% acreditam que líderes governamentais e empresariais têm cumprido sua parte na conservação da água e 51% no enfrentamento das mudanças climáticas.

De todas as regiões, a América Latina é uma das mais otimistas de que a crise da água pode ser mitigada com ações corretas e imediatas.

Abaixo os destaques da pesquisa no Brasil:

  • 44% dos consumidores atribuem à agricultura a maior responsabilidade no uso da água, 37% à mineração e 37% à indústria de alimentos e bebidas;
  • 40% acreditam que o setor de mineração tem maior responsabilidade na redução do uso geral de água, 39% atribuem à agricultura e 33% à indústria de alimentos e bebidas;
  • A maioria dos consumidores valoriza a transparência dos relatórios de sustentabilidade e acredita no progresso quando estes são comunicados. 56% acreditam quando as empresas reportam seu progresso em relação às metas climáticas e de sustentabilidade.

Seguindo a tendência global dos outros países pesquisados, os consumidores brasileiros diferem o olhar para as questões ambientais por dados demográficos. A densidade populacional está diretamente relacionada com o nível de preocupação com questões climáticas e de água. A população urbana – maior e mais densa – é a que mais se preocupa com o acesso à água (87%) e às mudanças climáticas (89%). Os indicadores reduzem um pouco nas populações dos subúrbios (82% e 85%) e rural (81% e 88%).

“Os consumidores que vivem em áreas urbanas estão demonstrando uma nova consciência dos desafios ambientais que o mundo está vivendo devido às adversidades cada vez mais presentes nas cidades, como ondas de calor prolongadas, longos períodos de estiagem, infraestrutura sobrecarregada ou acesso desigual à água e ar limpos, por exemplo”, afirma Ney.

A segunda edição do Estudo Watermark da Ecolab foi conduzida em parceria com a Morning Consult no início de 2024, com uma amostragem de adultos da população em geral, e continuará sendo realizada anualmente. Os resultados globais e específicos por país estão disponíveis nesta página.

Sobre a Ecolab

Parceira de confiança de milhões de clientes, a Ecolab (NYSE:ECL) é líder global em sustentabilidade, oferecendo soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções, que protegem as pessoas e os recursos vitais à vida. Com mais de um século de inovação, a Ecolab apresenta vendas anuais de US$ 15 bilhões e emprega 48.000 associados, operando em mais de 170 países em todo o mundo. A empresa oferece soluções abrangentes, baseadas na ciência, conhecimentos específicos e serviços de classe mundial para promover a segurança dos alimentos, manter os ambientes limpos e seguros e otimizar o uso da água e energia. As soluções inovadoras da Ecolab melhoram a eficiência operacional e a sustentabilidade de clientes nos setores de alimentos, industrial, saúde e hospitalidade.

Para mais informações sobre a Ecolab, visite o site.

Sobre o Estudo Ecolab Watermark™

Lançado em 2023, o Estudo Ecolab Watermark é uma pesquisa anual conduzida pela Ecolab. O estudo global relata o estado da gestão da água, medindo a importância, o uso, a conexão com o clima e a responsabilidade em relação à água entre populações-chave de consumidores. Esta pesquisa foi realizada entre 3 e 17 de janeiro de 2024, com uma amostra de adultos da população em geral. As entrevistas foram conduzidas de forma online. Os resultados do estudo completo têm uma margem de erro de mais ou menos 2 a 3 pontos percentuais. Algumas geografias podem ser ponderadas com menos variáveis, dependendo da disponibilidade de dados do censo local.