2
Campo Grande - MS Busca
Economia

Mercado de Flores no Brasil floresce com novos consumidores

Jovens e homens estão mudando a dinâmica de compra de flores, enquanto supermercados apostam em diversidade e crescimento do setor

11 mar 2025 às 14h19 | Com Assessoria

Foto: Divulgação

O mercado de flores no Brasil está em plena expansão, acompanhando as mudanças nos hábitos dos consumidores brasileiros. Se anteriormente o público amante das flores era predominantemente composto por pessoas acima dos 35 anos, uma nova geração começa a se destacar: os jovens a partir dos 18 anos. Essa nova tendência é marcada pela vontade desses jovens de expressar carinho e afeto através de flores, seja para agradar mães, namoradas ou amigas. Além disso, os homens também estão se rendendo à beleza das flores, optando por espécies mais neutras, como lírios e cravos, que refletem uma diversificação nas preferências do consumidor masculino.

Atento a este cenário, as lojas dos Supermercados Comper e do Fort Atacadista oferecem em seu mix de produtos, flores e folhagens. Dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) revelam que o mercado de flores no Brasil cresceu 15% no último ano, com previsões de avanço de mais 12% para o próximo período. Entre os produtos que têm se destacado estão as flores para vaso, plantas verdes, flores de corte e itens relacionados ao paisagismo. 

A forte demanda, impulsionada inicialmente durante a pandemia pela busca por embelezamento dos lares, continua a crescer, estendendo-se para a ornamentação de ambientes corporativos, eventos e momentos especiais.

Pesquisas apontam que os consumidores preferem espécies versáteis que ofereçam bom custo-benefício, especialmente em datas comemorativas. Nesta linha, todas as lojas dos Supermercados Comper contam com uma seção de floricultura, enquanto o Fort Atacadista disponibiliza o setor nas unidades de Coronel Antonino, Três Barras e Cafezais.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 62 anos de história em 2024. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 139 unidades de negócio, incluindo 30 lojas da rede de supermercados Comper, 72 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 25 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.