2
Campo Grande - MS Busca

Parceria celebrada no Dia do Agricultor serve de incentivo para produção local

Para incentivar agricultores, rede Fort Atacadista adquire produtos sul-mato-grossenses há seis anos Chegar às prateleiras das grandes redes de supermercados…

27 jul 2021 às 08h38 |

Para incentivar agricultores, rede Fort Atacadista adquire produtos sul-mato-grossenses há seis anos

Chegar às prateleiras das grandes redes de supermercados sempre foi uma barreira para os pequenos agricultores. A burocracia e a falta de acesso das redes não tornavam fácil a vida de quem aprendeu a semear e colher. Entretanto, a proximidade com os estabelecimentos comerciais e produtos mais frescos por conta do acesso, encurtaram as distâncias entre a Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária Leiteira e de Corte e da Agricultura Familiar (Cooplaf), em Terenos/MS, e a rede Fort Atacadista. Com cerca de 240 cooperados, entre produtores de leite e hortifrúti, a entidade conquistou estabilidade quando passou a vender seus produtos para compradores fixos, como é o caso do Fort Atacadista, que tem parceria firmada com os agricultores desde 2015. A parceria é celebrada no Dia do Agricultor (28) e serve de incentivo para a produção local.

Segundo a cooperativa, mais de 90% de sua produção de hortifrúti é destinada às lojas do Fort localizadas em Campo Grande. Entre os produtos comprados diretamente com a cooperativa, estão berinjela, abóbora brasileira, abóbora paulista, pepino japonês, pepino comum, abóbora cabotiã, mandioca, maxixe, tomate cereja e jiló. 

Fotos: Divulgação / Assessoria

O comprador de perecíveis, setor de hortifrúti do Fort Atacadista em MS, Jair Lemos, ressalta que a iniciativa é fundamental para movimentar a economia de Mato Grosso do Sul e fortalecer o mercado local, já que muitos produtores são oriundos de outros estados. Outro ponto positivo é a garantia de produtos de qualidade que chegam à mesa do consumidor. “É tudo fresquinho, o que foi colhido numa tarde, chega no máximo no outro dia pela manhã nas gôndolas de nossas unidades. Nosso anseio é que essa parceria continue, para valorizarmos o que é da nossa terra. Acreditamos que o Estado tem potencial para abastecer grande parte das demandas por alimentos”, salienta. 

Assim como diz o velho ditado que por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher, podemos dizer sem medo de errar que por trás do progresso econômico do Brasil está a agricultura. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o setor agro absorve praticamente um terço (32,4%) da força de trabalho no país e é o responsável por mais de 43% das exportações brasileiras, contribuindo para o superávit na balança comercial do país. 

Graças ao trabalho dos agricultores, segundo os dados da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) de 2020, o Brasil é o maior exportador de açúcar, café, suco de laranja, soja em grãos e carnes bovina e de frango; o terceiro maior de milho, e o quarto de carne suína. Como resultado, temos segurança alimentar e uma região mais próspera e que consegue sair mais rapidamente das crises. 

Exemplo de prosperidade, o Fort Atacadista possui 44 lojas, sendo sete em Mato Grosso do Sul, com uma operação enxuta e um mix de produtos com preços competitivos, garantindo mais economia para o consumidor – sejam clientes profissionais do mercado de alimentação (como donos de restaurantes, bares, carrinhos de hotdog) ou consumidores finais.  

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 87 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 44 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição) e oito lojas do SempreFort (varejo farmacêutico). O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label VuonCard, que já conta com mais de 430 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.

(Com Assessoria)