Prefeitura da Capital abre cadastro de vacinação para pessoas de 50 a 54 anos
A Prefeitura de Campo Grande liberou neste sábado (14) o cadastro para pessoas de 50 a 55 anos com ou…
A Prefeitura de Campo Grande liberou neste sábado (14) o cadastro para pessoas de 50 a 55 anos com ou sem comorbidades, no sistema de identificação prévia para vacinação contra a Covid-19. A vacinação deste público ainda não tem data para ser iniciada.
Durante o cadastro, o paciente deverá assinalar se possuí ou não alguma comorbidade listada. Se houver, é necessário inserir a cópia de um laudo ou atestado médico que comprove tal condição. O documento deve ser apresentado no ato da vacinação.
O cadastro feito previamente facilita na identificação dos pacientes e dá mais celeridade no processo de vacinação, além de auxiliar na tomada de decisões por parte da gestão, uma vez que, através do sistema, é possível realizar um censo e definir quantas doses serão necessárias para imunizar um determinado público específico.Atualmente, 19 perfis de públicos distintos estão liberados para cadastro no sistema, com a vacinação já iniciada:
Trabalhadores da Saúde
Trabalhadores da Educação
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros
Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
Profissionais de Assistência Social
Idade entre 55 e 59 anos com ou sem comorbidade
Idade entre 60 e 64 anos
Idade entre 65 e 74 anos
Idade a partir de 75 anos
Idosos em instituições de longa permanência
Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas
Pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos Saiba quais
Pessoas com comorbidades a partir de 60 anos Saiba quais
Deficientes acamados com lesão medular grave acima de 18 anos
População Indígena Aldeada
População Quilombola
População Indígena Urbana
Gestantes a partir de 12 semanas de gestação
Puérperas até 45 dias após parto
Como se cadastrar?
O acesso é feito pelo endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br, através de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. É necessário escolher o menu “primeiro acesso” e, posteriormente, selecionar o perfil indicado e clicar em continuar. A pessoas deverá preencher um formulário com dados pessoais e obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.
Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);
Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação referenciar, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.
Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, será informado, através desse sistema, a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações.
A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação.
Fonte: PMCG/Assessoria
Foto: Divulgação/PMCG