2
Campo Grande - MS Busca
Cidade

PT e PL se unem por ar-condicionado nos ônibus de Campo Grande

A proposta estabelece que os veículos novos já venham equipados com climatização e que os ônibus em circulação sejam adaptados.

27 maio 2025 às 13h21 | Com Assessoria

PT e PL, partidos historicamente em lados opostos do espectro político, uniram forças em uma pauta comum na Câmara Municipal de Campo Grande. Trata-se do Projeto de Lei que propõe a obrigatoriedade da instalação de ar-condicionado nos ônibus do transporte público da Capital.

A proposta estabelece que os veículos novos já venham equipados com climatização e que os ônibus em circulação sejam adaptados, com prazos de seis meses para que metade da frota esteja adequada e um ano para a totalidade. O custo da adaptação ficará inteiramente sob responsabilidade das concessionárias, conforme prevê o texto.

A iniciativa autoriza o Poder Executivo a intervir nos contratos de concessão vigentes para garantir a implementação da medida. Em caso de descumprimento, as empresas poderão ser advertidas, multadas, impedidas de participar de futuras licitações e até ter o contrato rescindido.

A aliança pontual entre os dois partidos em torno do tema tem como pano de fundo o clamor popular por melhorias no transporte público, especialmente nos períodos de calor intenso, quando a falta de ventilação transforma os ônibus em verdadeiras estufas.

Campo Grande frequentemente registra temperaturas acima dos 35°C, colocando em risco o bem-estar e a saúde dos passageiros.

A união entre PT e PL, embora rara, reforça a urgência e a relevância do tema. A proposta tem como foco comum garantir dignidade aos usuários do transporte coletivo da Capital.

“O que realmente importa é que a população está cansada de andar em ônibus abafado, em temperaturas escaldantes. Se for para garantir dignidade ao pagador de impostos, nós vamos estar juntos nessa luta, independentemente de partido”, afirmou o vereador Rafael Tavares, líder da bancada do Partido Liberal (PL).