Saiba o que era a aeronave que sobrevoou Três Lagoas neste sábado
A operação teve como objetivo verificar a precisão dos sistemas de auxílio à navegação aérea
O Aeroporto Regional Plínio Alarcon, em Três Lagoas (MS), realizou, neste sábado (2), uma nova inspeção de voo em parceria com o Grupamento Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A operação teve como objetivo verificar a precisão dos sistemas de auxílio à navegação aérea, com destaque para o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), um equipamento essencial para a segurança no pouso de aeronaves.
Homologado em março de 2016, o PAPI é submetido a inspeções rigorosas a cada dois anos pelo GEIV. Durante essas avaliações, são realizados sobrevoos que atestam o funcionamento e a precisão do sistema, garantindo a confiabilidade necessária para os pousos no aeroporto.
Gislaine Vida, gerente do aeroporto, afirmou que as inspeções representam uma medida preventiva fundamental para a segurança das operações. “A operação envolveu diversos membros da comunidade aeroportuária, como operadores de rádio e equipes de manutenção. Foi uma atividade complexa, exigindo a coordenação de profissionais e recursos técnicos. Felizmente, a inspeção foi concluída sem problemas, mantendo o aeroporto em condições normais de operação e segurança”, explicou.
Com a conclusão bem-sucedida de mais uma inspeção, o Aeroporto Plínio Alarcon reafirma seu compromisso com a segurança e a excelência em navegação aérea, mantendo-se em conformidade com as normas de segurança e garantindo a tranquilidade de passageiros e tripulantes. (Com colaboração de Leônidas Melo, do Blog da Aviação)