2
Campo Grande - MS Busca

Todas as unidades de saúde da capital estarão vacinando contra pólio na última semana da campanha

Durante esta última semana de campanha de imunização contra a poliomielite e de atualização da caderneta de vacinação, todas as…

27 out 2020 às 14h29 |

Durante esta última semana de campanha de imunização contra a poliomielite e de atualização da caderneta de vacinação, todas as unidades de saúde da capital estarão com atendimentos reforçados para atender quem tem de um a menos de cinco anos de idade e crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. A vacinação contra pólio é indiscriminada, devendo, mesmo com a carteira em dia, todo o público nessa faixa etária tomar uma nova dose.

A campanha começou no início do mês de outubro e irá até esta sexta-feira (30), e todas as unidades de saúde da cidade estão com as salas de vacinas abertas e com doses suficientes para a imunização do público. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 95% das 48.110 crianças entre 1 e menos de 5 anos de idade sejam vacinadas contra pólio.

Essa vacina deve ser dada a todas as crianças, independente de já haver algum registro na caderneta de imunização, sendo que só é dada uma gotinha que já previne contra a poliomielite. A doença não tem registro de casos novos no país desde a década de 1980, mas com a baixa procura, o temor é que apareça novos casos, vindos de países onde o vírus ainda não foi erradicado.

“Esse vírus provoca a paralisia infantil, onde os membros inferiores da criança passam a se degenerar e perdem suas funções. É uma doença muito grave, que há décadas atrás circulava pelo país e hoje está completamente extinta, mas, assim como o sarampo foi reintroduzido, a pólio também pode ser, e não queremos isso aqui”, explica o secretário municipal de saúde (Sesau), José Mauro Filho.

Mesmo com a finalização da campanha, a Sesau permanece com estratégias para aumentar a busca pela vacina. Neste final de semana, dias 31 de outubro e 1° de novembro, será instalado um posto de vacinação temporário no Shopping Bosque dos Ipês, para atender os responsáveis por crianças que não conseguem levá-las nas unidades de saúde durante a semana.

“Essa é uma estratégia complementar. Tivemos o Dia D, no dia 17 de outubro, onde todas as unidades ficaram abertas pela manhã e à tarde, no final de semana passado o ponto temporário estava no shopping Norte Sul, tanto no sábado quanto no domingo, e essa semana montaremos mais um ponto em outro shopping”, completa o secretário.

(Com Assessoria)

Foto: Divulgação/Assessoria