Vinho e inverno: combinação faz da bebida a mais consumida nesta época do ano
Confira dicas do sommelier do Fort Atacadista sobre os tipos e formas de degustar As noites mais frias e o…
Confira dicas do sommelier do Fort Atacadista sobre os tipos e formas de degustar
As noites mais frias e o clima mais ameno do inverno levam muitos consumidores às gôndolas em busca de um bom vinho. A bebida, que tem preferência de 49% dos brasileiros, segundo a pesquisa da Wine, em parceria com a MindMiners, é a escolha de 43% das pessoas para ocasiões como jantar ou para receber os amigos em casa. O gosto pelo vinho, aliás, não é novidade. Tanto que, conforme a consultoria global de mercado Lexis Research, o consumo da bebida teve crescimento de 80% nesta última década. Somente em 2021, foram registrados 51 milhões de consumidores regulares no país.
Seja qual for o motivo de se abrir um vinho, algumas dicas podem fazer a diferença na hora de degustar e servir. A primeira delas, segundo o sommelier do Fort Atacadista, Jean Carlos Krause, é servir a bebida no momento em que ela é aberta. “Muitas pessoas guardam na geladeira para tomar no dia seguinte. Não há problemas, mas após aberto, o vinho, em contato com o ar, passa por uma oxidação que pode alterar seu sabor. Se ficar na geladeira, a temperatura mais fria vai apenas retardar a oxidação, porém o ideal é consumí-lo na hora”, afirma.
Dentre os tipos mais apreciados, o vinho português está entre os mais vendidos no Brasil. Por serem fabricados com uvas de fácil harmonização, as opções que vêm de Portugal, país com maior número de consumidores da bebida, são as mais procuradas na Adega do Fort Atacadista. Jean Carlos Krause aponta, por exemplo, o vinho Alentejano, produzido na região do Rio Tejo, com opções encorpadas, e que cai bem para acompanhar carnes vermelhas e massas ao molho vermelho. Outras opções indicadas pelo sommelier são o Encostas da Ribeira e Mosaico Alentejo, vinhos portugueses também bem encorpados.
Entenda sobre a taça
Outra orientação valiosa é entender como funciona a taça onde o vinho será servido para tornar a experiência mais completa. Em seu formato, a borda mais afunilada serve para concentrar a dispersão dos aromas. O bojo, que é o corpo da taça, vai facilitar o contato do vinho com o ar, por meio do movimento giratório de aeração, sem derramar a bebida. A haste é o local onde se segura a taça, evitando o contato das mãos com o bojo e assim mantendo a temperatura da bebida. A base tem a função apenas de servir de apoio.
Nas lojas do Fort Atacadista, os consumidores encontram uma grande seleção de vinhos tintos, brancos e rosés, com rótulos de diversas nacionalidades – entre brasileiros, portugueses e chilenos – e preços especiais. Outras opções são os rótulos exclusivos e encontrados somente nas lojas da rede, como os chilenos Macool e Paso Grande, e os portugueses Mosaico e Azulejo. Em Campo Grande, o Fort Atacadista possui nove lojas que funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:
Loja Cafezais – Av. dos Cafezais, 01 – Jardim Centro Oeste
Loja Coronel Antonino – Rua São Borja, 586 – Vila Rica
Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II
Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy
Loja Parati – Rua da Divisão, 1208
Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300
Loja Tiradentes – Rua Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço
Loja Três Barras – Av. Três Barras, nº 1499 Bairro Vilas Boas
Loja União – Rua Petrópolis, nº 1080 – bairro União
Sobre o Fort Atacadista
Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 49 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.
Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em fortatacadista.com.br e grpereira.com.br.