Em três dias, Festival Internacional da Carne movimenta cerca de 25 mil pessoas 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Parque de Exposições Laucídio Coelho foi palco do Festival Internacional da Carne em três dias de evento. Cerca de 25 mil pessoas participaram e puderam saborear cortes especiais de carnes sul-mato-grossenses preparados por mais de 35 chefs e assadores renomados.  

Realizado pela Márcia Marinho Produções e Eventos e pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul), com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Campo Grande e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o evento foi um sucesso aos olhos do público, dos produtores e dos assadores.  

O presidente da Acrissul, ao fazer um balanço do Festival Internacional da Carne, considerou o evento como de suma importância para o calendário de Mato Grosso do Sul. “A carne faz parte da nossa cultura, é resultado de uma das principais atividades econômicas do Estado, que é a pecuária, responsável por 10,5% do bolo da arrecadação do ICMS”. 

Para ele foi uma oportunidade de o produtor mostrar a qualidade da carne produzida em nosso Estado, uma carne de excelência, produzida com sustentabilidade, a pasto e com o que há de melhor em genética disponível. “Sem sombra de dúvidas a carne bovina de MS é a melhor do Brasil, isso foi mostrado pelas marcas premium e pelas associações que apostam em manejo e bem-estar animal para produzir carnes diferenciadas”. 

Márcia Marinho, realizadora do evento, reitera a fala de Guilherme e acrescenta: “o Festival Internacional das Carnes veio para ficar. O saldo dos três dias de evento foi imensamente positivo, o público compareceu em peso, tivemos pessoas vindas de outras cidades e até mesmo de outros estados para participar. Conseguimos dar destaque para a produção exímia local e, com certeza, estamos no caminho certo para tornar a nossa carne reconhecida mundialmente”.  

Tatiana Campos foi uma dessas pessoas. Ela desembarcou do Rio de Janeiro para se deliciar em Campo Grande, no Festival Internacional das Carnes. “A minha irmã falou que teria esse Festival aqui, na mesma hora entrei no site, comprei a passagem, com um mês de antecedência para estar aqui. O preço está maravilhoso, comidas maravilhosas, e ainda tem sobremesa”, afirmou ela, durante o evento. 

            Para Elizabeth Herradon, três dias foram pouco para experimentar tudo o que ela e sua família queriam. “Viemos na sexta, no sábado e no domingo. Mesmo assim faltou tempo para experimentar tudo o que a gente gostaria. Achamos tudo muito bem organizado e esperamos que tenha uma nova edição em breve”, comentou.  

            Guilherme Andara acompanhava a esposa com as duas filhas no evento e, de acordo com ele, o que mais chamou atenção de sua família, depois das comidas, foi o método de pagamento. “Colocar o crédito no cartão facilitou muito na hora de comprar, achei muito interessante. O pessoal que nos atendeu estavam sempre muito bem dispostos, as comidas que a gente experimentou são demais, só chefs renomados participaram, achei muito bacana”, completa ele. 

            A Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) participou do evento com um stand próprio e, de acordo com o presidente da instituição, Eduardo Cruzetta, foi de grande valia essa participação. “Sentimos grande conexão com o público, foi uma oportunidade de a gente estar demonstrando o nosso produto, falando sobre ele, a carne originária do Pantanal, de nosso sistema de produção, e de sentir também essa devolutiva do público. Esse ambiente, para nós, é de suma importância e espero que a gente permaneça com isso, que tenham várias outras edições pois está sendo bem produtivo”, finaliza. 

Feedback dos chefs participantes também é positivo 

A paulistana Paula Labaki, chef assadora, apresentadora do programa ‘Direto da Brasa’, veio pela primeira vez à Campo Grande para participar do Festival e se encantou com a recepção do público. “A gente está preparando três cortes, costela fogo de chão, short rib e fraldinha e desde que estreou o Festival não paramos de servir um minuto sequer. Achei a cidade linda, super receptiva, o Festival esteve lotado todos os dias, estou super feliz de estar aqui”, diz 

O curador gastronômico do Festival, o chef representante da região centro-oeste no Ministério das Relações Exteriores, Caslu, comenta sobre o feedback dos participantes. “Disseram que o público é muito educado, que gostam mesmo de carne. Noto que o Festival proporcionou uma troca bacana entre os chefs, os produtores e o público, por isso, permitiu que novas parcerias fossem firmadas. Comentaram muito da qualidade do produto, da carne, sul-mato-grossense e, me parece que estamos de parabéns”.